PUBLICIDADE

Saiba como fazer para sua família gostar do seu namorado

26 mai 2014 - 14h18
Compartilhar
Exibir comentários
Convém agir como mediadora para evitar conflitos ou amortecer confrontos. Se não der certo, assuma o relacionamento e arque com as consequências
Convém agir como mediadora para evitar conflitos ou amortecer confrontos. Se não der certo, assuma o relacionamento e arque com as consequências
Foto: Monkey Business Images/Shutterstock

Você está apaixonada e decide apresentar o namorado aos seus pais, mas eles são contra o relacionamento. O que fazer? O primeiro passo é buscar saber o motivo, sugere Rachel Rodrigues Kerbauy, professora de Psicologia Experimental e Terapia Comportamental na Universidade de São Paulo (USP).

Em muitos casos se trata de diferenças de valores morais ou de personalidade. Vários pais têm dificuldade em lidar com o diferente, diversos têm ciúmes (quase sempre não assumido) de suas “crias”. Não por acaso, é muito frequente achar que o pai ou a mãe é que está errado. Mas a tendência ao confronto pode vir do namorado. Gostar de alguém é saber também enxergar os erros, independentemente se é o amor de sua vida ou seus pais.

Nessas situações, convém agir como uma mediadora para evitar conflitos ou “amortecer” as desavenças, sugere Rachel. Mas ponha limites – não fique no meio do tiroteio nem desestimule os dois lados a tentarem uma boa convivência por eles mesmos. Se não der certo, assuma a situação de uma maneira paciente e madura: “gosto de você, mas essa é a mãe que eu tenho” ou “respeito vocês, pai e mãe, mas esse é o namorado que eu escolhi para mim”. “O ideal é assumir o relacionamento e arcar com as consequências”, diz o psicólogo Aurélio Melo, professor de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
Publicidade
Publicidade