Aline Lacerda

Com a chegada do inverno, as sopas, cremes e caldos são uma ótima pedida para esquentar o cardápio, principalmente, durante o jantar. No entanto, é preciso ficar atento porque apesar de parecerem mais leves do que um prato de comida, as sopas podem ser mais calóricas. "As sopas, apesar da “fama” de preparações “leves”, podem ser armadilhas devido a alguns ingredientes que frequentemente as compõem ou as acompanham", alerta a nutricionista da RG Nutri, Barbara Gerbasi Ortolani.

Por isso, o segredo para não errar na hora de preparar um belo caldo é prestar atenção na composição, que, para ser uma refeição completa, deve ter três grupos básicos de alimentos: carboidratos (batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame, macarrão, arroz), proteínas (carne, frango, peixe, ovo, queijos) e verduras e legumes (couve, escarola, cenoura, palmito, abóbora, abobrinha, folhas em geral, couve-flor, brócolis, grão de bico), segundo a nutricionista.

Neste último grupo, o ideal é que sejam colocados legumes de duas cores diferentes, como complementa a nutricionista Paola Nunes. Outro passo fundamental é escolher apenas um ingrediente de cada grupo para não cometer abusos.

Foto: Divulgação