0

Veja 6 dicas para seguir com as resoluções de Ano-Novo

  • separator
  • comentários

Todo ano antes da contagem regressiva fazemos os mesmos projetos de emagrecer e entrar em forma no próximo ano. Porém, não são apenas as festas de Réveillon que nos afastam desse objetivo. Para ajuda-la a cumprir suas promessas para 2013 o jornal Huffington Post reuniu seis dicas de especialistas.

Disciplina e organização são importantes para atingir o tão sonhado projeto de entrar em forma no ano novo
Disciplina e organização são importantes para atingir o tão sonhado projeto de entrar em forma no ano novo
Foto: Getty Images

Quantifique
Metas vagas como "correr mais", "perder peso", ou "ficar mais forte" são difíceis de alcançar. Mas qualquer objetivo se torna mais concreto quando você específica o que deseja como "correr 30 minutos por semana" ou "perder 1 kg por semana até perder 10 kg". É preciso estipular um ponto final para que as etapas do que você tem que fazer para chegar lá fiquem mais claras.

Estabeleça um prazo
Se não há uma data para o inicio e final para sua resolução não há um projeto sério. Afinal, correr uma maratona sem saber onde é a linha de partida e de chegada seria impossível, certo? Estipule o prazo para cada etapa, por exemplo, na primeira segunda-feira de janeiro você se pesa, define quantos quilos quer eliminar no total, quanto tempo terá para isso e quanto deve emagrecer a cada mês ou semana. Assim você conseguirá monitorar seu avanço e se policiar para não escorregar. Cuidado apenas para não estabelecer metas irreais, pois mesmo com disciplina e força de vontade será muito difícil de alcançá-la o que pode fazer com que você desanime completamente do projeto.  

Mantenha a coisa simples
Dependendo da sua personalidade é fácil se empolgar demais com os projetos de ano novo. Se você acordar no dia 1º de janeiro com o objetivo de aprender a tocar piano, correr uma maratona, perder 20 Kg e virar faixa preta em karatê até o final do ano, você provavelmente irá sofrer de estresse e não atingirá nenhum dos objetivos. Apesar da tentação de se propor a uma vida completamente nova e muitos desafios, procure se concentrar em apenas um grande objetivo, apenas depois de alcançá-lo parta para outro sonho.

Faça um monitoramento
Se você não acompanhar nem registrar seus progressos pode perder a motivação e esquecer sua meta com mais facilidade. Por isso, experimente se monitorar anotando quantos degraus subiu naquele dia, tirando uma foto de frente e de lado a cada semana, verificando se consegue aumentar um pouco a velocidade da corrida ou a distância ou qualquer outra coisa que possa lhe dar uma referência. Já há softwares e aplicativos que podem ajudá-la nesse tipo de controle.

Compartilhe
Não mantenha sua resolução de Ano Novo para si mesma. Dividir seu objetivo com outras pessoas pode aumentar sua responsabilidade, motivação e potencial para cumpri-lo.  Você também pode compartilhar seus treinos com alguém que tenha uma meta como a sua, assim uma dá força a outra quando a força de vontade falhar.

Espere recaídas
Você é humana, então é possível que haja períodos em que o progresso ou sua dedicação não esteja exatamente como o planejado. Aqui é preciso tomar cuidado com o pensamento do "tudo ou nada". Não é porque naquela semana não conseguiu correr tantos quilômetros quando o estipulado no seu projeto que ele não tem mais chances de dar certo. Mesmo que você não consiga seguir tudo a risca ainda é possível chegar lá, talvez o processo demore um pouco mais do que o desejado, mas é preciso saber ser maleável e se adaptar às condições reais do seu dia a dia.

 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade