0

Chorar ajuda na sensação de bem-estar, sugere estudo

De acordo com pesquisa, corpo libera substâncias que melhoram humor

25 ago 2015
18h10
atualizado às 18h13
  • separator
  • comentários

Se rir é o melhor remédio, chorar também tem seus benefícios. Uma pesquisa mostrou que pessoas que choraram enquanto assistiam um filme se sentiram melhor que aqueles que não derramaram lágrimas. As informações são do Daily Mail.

Foto: iStock

Siga Terra Estilo no Twitter

Cerca de 60 homens e mulheres participaram de uma pesquisa onde assistiram dois filmes: Sempre ao seu Lado e A Vida é Bela. Quase 60% dos voluntários choraram na primeira sessão, e 45% na segunda.

Os pesquisadores perguntaram aos participantes como se sentiram antes e após as sessões. Aqueles que não choraram com o filme disseram não se sentir diferentes, enquanto que os que derramaram lágrimas afirmaram se sentir mais tristes que antes.

No entanto, o estado de humor dos voluntários se alterou cerca de 20 minutos depois do fim do filme. As pessoas que haviam chorado relataram se sentir melhores do que antes da sessão.

O pesquisador Asmir Gracarin, da Universidade do Tilburgo, na Holanda, explicou a alteração de humor afirmando que o choro causa a liberação de endorfinas de bem-estar no cérebro, que fazem com que a pessoa se sinta melhor.

Outra explicação para as pessoas se sentirem melhor após chorarem é o esforço em querer se animar e se sentir bem quando estão tristes. "Chorar pode te ajudar a se sentir melhor", concluiu o pesquisador.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade