PUBLICIDADE

Xampus e cremes para adultos causam alergia em crianças

10 jan 2013 - 07h18
(atualizado às 07h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Crianças pequenas devem usar xampus e condicionadores infantis até aprenderem a proteger os olhos no banho
Crianças pequenas devem usar xampus e condicionadores infantis até aprenderem a proteger os olhos no banho
Foto: Shutterstock
A infância é a fase da vida para ser criança - e não um adulto em miniatura. Por isso, nada de exagerar na aplicação de produtos de higiene e cosméticos que não sejam destinados especialmente para os pequenos. As estantes das farmácias e dos supermercados já ofereciam uma imensa gama de produtos da linha teen, mas agora os pais também encontram cosméticos para crianças a partir de três anos.
 
Segundo a dermatologista Marina Dornelles, a pele das crianças é mais sensível do que a dos adultos. Por isso, deve-se priorizar os produtos específicos para a idade, que têm uma composição química diferente. Chamados de hipoalergênicos, são formulados para minimizar os riscos de reações alérgicas, dispensando substâncias irritantes.
 
Na hora do banho, crianças muito pequenas ainda não têm a noção de que precisam proteger os olhos do xampu, por isso a importância de optar por produtos infantis. Sabonetes devem ser hipoalergênicos e neutros, com descrição na embalagem, assim como cremes e óleos hidratantes. O mercado de perfumes também oferece variedades para bebês e crianças, desenvolvidas sem álcool e com toques de flores e frutas.
 
Na praia ou na piscina, crianças devem usar protetores solares do tipo físico, com minerais em vez de substâncias orgânicas. Esta classificação significa que o filtro não será absorvido pela pele, mas fará uma camada superficial espessa, que bloqueia a chegada da luz. Segundo a dermatologista, somente dois ou três protetores solares para adultos no mercado hoje são desse tipo, enquanto os produtos específicos para criança são todos com mineirais.
 
Outra precaução a ser tomada pelos pais é em relação a maquiagens e esmaltes. Os produtos regulares são perigosos para as crianças porque causam alergias após o uso frequente. Quanto mais aplicações, mais a pele fica sensível. Até os cinco anos, é recomendável evitar tais práticas. Após essa idade, é indicado permitir que a criança use apenas produtos com o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Lembrando que as maquiagens infantis saem com facilidade, portanto não é necessário usar outro cosmético para retirá-las.
 
Fonte: Cartola - Agência de Conteúdo
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade