PUBLICIDADE

Troca de ingredientes torna festa infantil mais saudável

7 jan 2013 - 07h02
(atualizado às 07h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images
Um dos dias mais esperados do ano para uma criança é o da festinha do seu aniversário. É o momento de se sentir especial, brincar com os amigos da escola e da vizinhança, ver todas as pessoas importantes reunidas e comer quitutes gostosos. Não dá para interromper tanta alegria, por isso até a alimentação saudável deve ser criativa e agradar os pequenos. 
 
"Chamamos a atenção das crianças pela cor e pelas formas divertidas", diz Danielle Ribeiro, proprietária da Maria Quituteira. Comidinhas tradicionais de festa infantil podem ser feitas de um jeito diferente. Com as dicas de Danielle e da nutricionista Vânia Barberan, colaboradora do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro, confira algumas trocas criativas que podem deixar a festinha mais saudável. 
 
Um bolo com menos açúcar, mas igualmente doce
Na hora de colocar a mão na massa, prefira açúcar orgânico e chocolate em pó em vez do achocolatado (instantâneo e com açúçar). Farinha de feijão branco ou de banana na massa são saudáveis. Também são mais recomendadas as coberturas de leite condensado do que as coloridas, feitas com gordura hidrogenada. 
 
Frituras devem ser minoria
Bolinha de queijo, a preferida das crianças, não precisa ser excluída da festa, mas dá para deixar de lado os croquetes e as coxinhas de galinha. Substitua os salgadinhos fritos pelos assados, que possuem menos teor de gordura e calorias. 
 
Prefira a velha pipoca de panela
Pipoca de panela é mais saudável do que a de microondas porque é feita com pouca gordura e não do tipo saturada, maléfica para o organismo. Como a festinha já tem doces demais, prefira a pipoca salgada.
 
Suco de fruta é tudo de bom
Nenhum tipo de refrigerante é saudável, muito menos para crianças. Sem descaracterizar a festa, opte pelos sucos coloridos. Laranja, maracujá e limão costumam fazer sucesso entre os pequenos. Água de coco também entra no cardápio. 
 
Aposte nos sanduichinhos e mini-hambúrgueres 
A dica é fazer o mini-hambúrguer com carne moída e farinha de aveia, em vez de ovo. Os sanduichinhos podem conter queijo e pastinhas de legumes. De preferência, exclua os embutidos.
 
Docinhos caseiros, os preferidos
Não dá para tirar das crianças sua maior alegria: os docinhos. Já que eles continuam na mesa da festa, não há necessidade de ter também balas e jujubas. Seus corantes e aromatizantes demais estimulam a hiperatividade. 
 
Molho de cachorro-quente feito em casa
Ok, o cachorro-quente é um dos maiores vilões da festa por causa do embutido. Mas dá para abrir uma exceção no dia do aniversário do seu filho. Nem pensar em usar molho pronto - prefira o feito em casa com legumes. 
 
Fonte: Cartola - Agência de Conteúdo
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade