PUBLICIDADE

Salões infantis tornam a festinha mais segura

16 jan 2013 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários
Casas especializadas em festas infantis normalmente oferecem brinquedos de plástico ou borracha e sem pontas, como os infláveis
Casas especializadas em festas infantis normalmente oferecem brinquedos de plástico ou borracha e sem pontas, como os infláveis
Foto: Shutterstock
Enquanto as crianças sonham com a piscina de bolinhas, o bolo de aniversário e os amiguinhos na cama elástica, a preocupação dos pais é bem diferente. Pensar em segurança para os filhos e os pequenos convidados é essencial para evitar que acidentes ou mesmo alergias alimentares estraguem um momento de alegria. Engana-se quem pensa que supervisão de adultos durante a festinha é suficiente. Uma festa segura começa antes, na fase de organização e escolha do lugar.
 
É mais seguro alugar um local apropriado para festas de criança do que fazê-la em casa. Segundo a pediatra Renata Waksman, integrante do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria, casas especializadas em festas infantis normalmente oferecem brinquedos de plástico ou borracha e sem pontas, como os infláveis. Pisos emborrachados ou de grama, que amortecem o impacto, também evitam que as crianças se machuquem. Antes de contratar o serviço, observe se o local é ventilado, se bate sol e se os brinquedos são bem limpos.
 
Outra vantagem das casas de festa é a presença de monitores, que estão acostumados a cuidar das crianças e organizar as brincadeiras. "Crianças de todas as idades precisam ser supervisionadas por adultos o tempo inteiro", alerta a pediatra Renata. O ambiente dos pequenos deve ser separado do ambiente dos adultos, com mesas e cadeiras adequadas ao seu tamanho. Os talheres, pratos e copos devem ser de plástico, e é preciso estar atento aos balões, que podem causar sufocamento ou problemas devido à ingestão do plástico.
 
Como indica a pediatra Cynthia Regina Tangari Coelho, presidente do Comitê de Segurança Infantil da Sociedade Mineira de Pediatria, os maiores perigos de uma festinha de aniversário estão relacionados a quedas ou empurrões de brinquedos altos, como escorregador e cama elástica. Segundo dados do Ministério da Saúde, a principal causa de hospitalização de crianças no Brasil são acidentes causados por quedas. 
 
Já a causa número 1 de mortalidade de crianças a partir do primeiro ano são afogamentos. Os pais que planejam organizar a festinha em casa ou no salão de festas do prédio devem cobrir a piscina com uma capa ou cercá-la. Deixar trancados os banheiros e a cozinha também previne acidentes, assim como resguardar os animais de estimação. Crianças que não estão acostumadas a conviver com os bichinhos têm mais chance de se envolverem em acidentes, e algumas podem ser alérgicas ao pelo do animal. Os interruptores da casa devem estar protegidos, assim como as quinas das mesas altas. "Os cuidados diários em uma casa com crianças devem ser redobrados durante a festinha, onde há mais crianças e elas estão mais agitadas", explica a pediatra Cynthia. 
 
Organizar a hora do lanche previne problemas alimentares
 
Tanta agitação, somada à gordura dos salgadinhos fritos, pode causar problemas alimentares como vômito, náuseas e tontura, se a criança não fizer a digestão corretamente. Por isso, a nutricionista da Parâmetro Nutricional Camila Barrella, supervisora de buffets infantis, sugere organizar a hora do lanche, que pode ser um piquenique ou apenas um momento reservado para os pequenos se alimentarem. 
 
Também é indicado substituir os salgadinhos fritos pelos assados e o refrigerante pelo suco. Pipoca e balas muito duras devem ser evitados no cardápio da festa, pois fazem as crianças engasgar com mais facilidade, principalmente as menores de três anos. Segundo a pediatra Cynthia, qualquer alimento pode causar um engasgo, mas aqueles pequenos e duros têm mais chance porque podem parar na traqueia e bloquear a respiração. 
 
É comum hoje alergia de crianças a determinadas substâncias ou alimentos, como leite, camarão, nozes e castanhas. Por isso, a nutricionista alerta que os pais dos convidados devem avisar com antecedência se os filhos tiverem algum tipo de intolerância alimentar. 
Fonte: Cartola - Agência de Conteúdo
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade