PUBLICIDADE

Para desmistificar parto em casa, fotógrafa registra os momentos

Há três anos, Jackie Dives é também doula e participa ativamente de partos naturais feitos em casa

26 out 2013 - 19h12
(atualizado às 19h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Para a canadense Jackie Dives nada é mais sagrado do que registrar o momento em que uma mulher dá à luz. De acordo com o jornal Daily Mail, há três anos ela fotografa partos naturais feitos em casa. Além disso, ela ajuda as futuras mães, já que também é uma doula, nome dado a pessoas que não são médicos e assistem o parto dando apoio físico e emocional à mulher.

"O parto é muito retratado como um evento que causa medo e sofrimento para a vida da mulher, mas eu já testemunhei nascimentos incríveis e acho que dividir estas experiências é uma forma de desmistificar o momento", disse.

Acostumada a acompanhar de perto os momentos de dor e felicidade da mãe, Jackie diz que as imagens de partos feitos em casa transparecem a paz e o conforto que todos ali estão vivendo. "Para aquele momento, o casal escolheu quem ele realmente quer que esteja ali", afirma.

Jackie se tornou uma doula em 2010, quando foi conheceu uma profissional e se interessou pelo assunto. Para o trabalho, ela passou por treinamento e fez cursos até poder desenvolver sozinha o apoio às futuras mães. Entre suas funções, ela fica por perto antes, durante e depois do parte dando suporte à família através de assistência física e emocional, além de massagens e exercícios de relaxamento.

"Quando comecei este trabalho, eu não tinha necessariamente medo do parto, mas me sentia desconfortável em pensar que muitas mulheres não sabiam de outras opções que podiam ter na hora do parto, mas espero que minhas fotos possam ajudar nisso", afirmou. Jackie posta algumas das fotos que tira durante os partos em seu blog Jackie Dives Birth Doula.

<a data-cke-saved-href="http://mulher.terra.com.br/infograficos/primeira-gravidez/iframe.htm" href="http://mulher.terra.com.br/infograficos/primeira-gravidez/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade