PUBLICIDADE

Especialista recomenda cuidados médicos mesmo para hematomas

22 mar 2013 - 07h13
(atualizado às 07h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Quedas, esfolões e machucados fazem parte da rotina de quem cuida de crianças. É comum que os pais se perguntem o que devem fazer nessas situações e que itens devem ter em casa para tratar pequenos machucados.

Pequenas lesões podem ser tratadas em casa com algum antisséptico
Pequenas lesões podem ser tratadas em casa com algum antisséptico
Foto: Shutterstock

Entre dois e cinco anos, alguns dos acidentes mais comuns são causados por quedas, principalmente de brinquedos como skate, patins ou bicicleta. As crianças devem sempre usar os equipamentos de segurança como capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras. Outro incidente bastante comum são as queimaduras, por isso os pais devem ficar atentos a produtos inflamáveis e evitar que a criança tenha acesso à cozinha.

Os pais devem sempre ter cuidado na hora de tratar os pequenos quando ocorre algum acidente. Os primeiros cuidados devem ser feitos com base no que aconteceu e se há a necessidade de ajuda médica. Cada situação requer uma atitude diferente. Em casos de queimadura, por exemplo, é preciso tirar a roupa do local, cobrir com um pano seco e limpo e se dirigir imediatamente para um hospital. No caso de queimaduras pequenas, é recomendável deixar a área sob água corrente para diminuir a temperatura do local e a dor. Quando ocorrem quedas, os pais devem ver se a criança apresenta alguma deformidade que pode indicar uma fratura. “Se for uma criança que pode responder exatamente o que sente, se sente dor, fica mais fácil”, explica Aramis Lopes, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Atenção aos sintomas

Em relação aos itens que os pais devem ter sempre em casa é preciso cuidado. “Não há um kit próprio de primeiros socorros, porque o leigo não vai saber manipular os medicamentos”, relata Lopes. Os pais devem sempre seguir as orientações do pediatra, informando quais são os sintomas mais comuns. Bebês normalmente sentem cólicas, enquanto crianças pequenas, de dois a cinco anos, costumam apresentar episódios de febre. Nessas situações, o pediatra já recomenda alguns remédios específicos. Também é bom que os pais tenham algum antisséptico para pequenas lesões e arranhões.

O ideal é sempre procurar um médico, seja em hospitais ou o próprio pediatra. “Todos os sintomas que a criança apresente e que leve preocupação aos pais é sinal de que eles devem levar ao medico, até para serem orientados. Às vezes, não é nem o uso de medicamento mais sim orientação”, esclarece Lopes. O pediatra que acompanha a criança é o mais indicado para atender os pais nessas situações, mas dependendo do caso o melhor é procurar um atendimento de emergência.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade