0

Dê banho no horário mais quente do dia durante o inverno

25 abr 2013
07h10
atualizado às 07h10
  • separator
  • 0
  • comentários

A hora do banho é o melhor momento do dia para a maioria das mães e de seus bebês. Nela, a mulher tem a possibilidade de interagir e participar do desenvolvimento do seu filho. Se não for dado da maneira adequada, porém, pode deixar de ser um hábito divertido.
 
Tanto no inverno quanto no verão, o bebê pode correr alguns riscos na hora de tomar banho. Por isso, escolha sempre a hora mais quente do dia para fazê-lo, para que o pequeno não sofra com choques térmicos. Para que isso não ocorra, faça-o, também, em ambientes fechados e sem correntes de ar. “Se, após um banho quente, ele ficar exposto a uma variação de temperatura, pode ter um desconforto pelo choque térmico, que é acompanhado de uma reação vasomotora do sistema circulatório dele”, afirma o presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Tadeu Fernando Fernandes.

Nunca dê banhos muito quentes ou muito frios
Nunca dê banhos muito quentes ou muito frios
Foto: Shutterstock

Enquanto o bebê não começar a engatinhar e ter contato com outras superfícies, é recomendado dar apenas um banho por dia, para não tirar a proteção natural da pele dele. Como são mais sensíveis e não podem sofrer com variações de temperatura, não se indica dar banhos muito quentes no inverno ou muito frios no verão. Para saber a temperatura certa da água, o especialista recomenda que o melhor termômetro ainda é o dorso da mão da mãe. "Se agradável, pronto! Para as mais inseguras, existem termômetros de banheira”, diz.

Hora do banho

O local mais adequado para higienizar bebês menores de seis meses é a banheira infantil. Recém-nascidos ainda precisam de um suporte para não escorregar e se afogar. Quando começarem a ficar mais agitados ou firmes, o médico recomenda que a banheira seja colocada no chão, ou que ele tome banho no chuveiro com algum responsável.

Lembre-se que a hora do banho deve ser um momento relaxante e de interação entre mãe e filho, mas, nem por isso, requer menos cuidados. “Indico sempre um banho morninho, relaxante, antes do sono da noite. Estudos mostram que melhora a qualidade do sono dos pequenos”, reforça o especialista.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade