PUBLICIDADE

Consumo de ovo na primeira infância gera controvérsias

14 mai 2013 - 07h04
Compartilhar
Exibir comentários

Componente de grande parte das receitas do dia a dia, o ovo é um alimento saudável, pois é rico em colina, vitamina importante para o desenvolvimento cerebral. No entanto, o ovo também pode causar alergias e intolerância, com sintomas que vão desde gases, vômito, diarreia, placas vermelhas no corpo e feridas na boca, até o fechamento da glote, em casos mais graves. Por isso, muitos pais têm dúvidas quanto ao momento certo de introduzir o ovo na alimentação de seus filhos. Um dos motivos de insegurança é que mesmo entre os especialistas não há consenso.

Ovos recheados com cenoura são servidos frios
Ovos recheados com cenoura são servidos frios
Foto: Shutterstock

Uma pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, em conjunto com o Instituto de Pesquisa Murdoch Childrens, indica que dar ovo aos bebês somente depois dos 12 meses de idade pode aumentar as chances de que desenvolvam alergia ao alimento. Entretanto, segundo a nutricionista funcional Karen Levy, ainda há controvérsias a respeito do momento certo para introduzir o ovo no cardápio infantil. De acordo com ela, essas pesquisas são incipientes, e a recomendação da Sociedade Brasileira de Nutrição é de que o consumo de ovo seja evitado até os três anos, idade em que o sistema imunológico da criança estará plenamente formado, evitando risco de alergias.

O conselho da nutricionista é que os pais só passem a oferecer ovos inteiros aos filhos a partir de um ano e meio, mas o uso do ovo no preparo de papinhas, sopas ou purês pode ocorrer antes. Isso porque a quantidade do ingrediente consumida dessa forma é menor, o que diminui a possibilidade de sensibilização do organismo. Mas Karen adverte que, caso o pequeno já tenha alergia ou intolerância, a reação acontecerá independentemente da quantidade ingerida. Ela conta ainda que, em alguns casos, a criança pode apresentar sensibilidade ou alergia no início da introdução do alimento na dieta, mas cerca de três anos depois, as reações não acontecem mais. Segundo ela, isso varia de um indivíduo para outro, e ressalta a importância de acompanhamento com um profissional habilitado para evitar problemas.

De acordo com a especialista, a melhor maneira de introduzir o ovo no cardápio infantil é oferecendo o alimento cozido. Segundo ela, o ovo poché também é uma boa opção, desde que os pais verifiquem se ele está totalmente cozido antes de servir, o que ajuda a evitar contaminações. Quanto ao consumo de ovo frito, a nutricionista recomenda que seja evitado, assim como outras frituras. O Vida de Mãe separou cinco receitas de pratos simples que utilizam ovo na preparação. Confira:

Papinha de ovo com mandioquinha

Ingredientes:

2 gemas

2 colheres (sopa) de arroz

2 mandioquinhas pequenas picadas

2 colheres (chá) de cebola ralada

2 colheres (chá) de azeite de oliva

1/2 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Cozinhe os ovos por 15 minutos, descasque e separe as gemas. Reserve. Refogue o arroz com a cebola e o azeite por um minuto. Incorpore o sal e a mandioquinha, cubra com água. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até ficarem bem macios e com pouco líquido. Coloque metade no prato, junte as gemas e amasse com garfo.

Tortilla para bebês

Ingredientes:

4 batatas médias

4 gemas de ovo cozido

1/4 cebola branca

Azeite extravirgem

Modo de preparo:

Em uma panela, cozinhe as batatas e a cebola; em outra os ovos. Pique as batatas e a cebola. Retire a gema do ovo cozido, junte aos legumes cozidos e acrescente uma colher de azeite. Amasse tudo com um garfo.

Ovos poché

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de água

1 colher (sopa) de vinagre

4 ovos

Sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque a água e o vinagre em uma panela pequena ou frigideira e leve ao fogo. Assim que abrir fervura, quebre dentro um ovo cuidadosamente, para que não desmache. Depois de quatro minutos, retire o ovo com uma escumadeira e transfira para um prato. Tempere com sal. Repita a operação com o restante dos ovos.

Ovos recheados com cenoura

Ingredientes:

6 ovos cozidos (gema dura)

1 cenoura pequena ralada fino

3 colheres (sopa) de creme de leite sem o soro

1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Com o auxílio de uma faca, abra os ovos ao meio no sentido do comprimento e retire as gemas. Disponha-as em uma tigela, amasse com um garfo, junte a cenoura, o creme de leite e o sal, e misture bem. Recheie as cavidades formadas nas claras e leve à geladeira até o momento de servir.

Ovos mexidos com tomate

Ingredientes:

1 ovo

1 tomate, sem pele e sem sementes

1 colher (sopa) de água

1 colher (chá) de óleo de girassol

1 raminho de cebolinha ou salsinha

Modo de preparo:

Retire a pele e as sementes do tomate e corte-o em cubinhos. Cozinhe o tomate partido numa caçarola com água fervente durante cerca de oito minutos. Escorra. Numa tigela, abra o ovo e junte o tomate, a cebolinha picada e a água. Bata energicamente com um garfo. Aqueça o óleo em uma frigideira pequena. Quando estiver quente, coloque o ovo batido e cozinhe durante três minutos em fogo brando, mexendo sempre. Amasse tudo com garfo antes de servir.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade