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Ansiedade dos pais atrapalha primeiro dia na escolinha

16 jan 2013 - 07h12
(atualizado às 07h12)
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De um lado do portão da escola, o pequeno dá a mão para a professora e olha para trás chorando, com medo do desconhecido. Do outro lado, a mãe nervosa demora a seguir seu caminho. Enquanto o receio da criança é normal e esperado, tal ansiedade da mãe pode atrapalhar o primeiro dia na escolinha e estimular a insegurança do filho. Quanto mais tranquilos mãe e pai estiverem, mais fácil será a adaptação do pequeno no novo ambiente.

Uma forma de acalmar a criança é ficar junto nos primeiros dias, participando das brincadeiras
Uma forma de acalmar a criança é ficar junto nos primeiros dias, participando das brincadeiras
Foto: Shutterstock
 
Frequentar a escola é saudável e não deve ser motivo de sofrimento. Segundo a pós-doutora em Psicologia da Educação Tania Stoltz, professora do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pais podem ficar mais tranquilos se conhecerem bem o local onde o filho vai desenvolver o aprendizado. Os pais também precisam se sentir seguros e acolhidos na escola e confiar nos professores, as novas referências da criança. 
 
Mostrar a escola para o pequeno antes do primeiro dia ajuda a gerar uma expectativa positiva. "Uma criança psicologicamente saudável é curiosa, por isso visitar o local e contar sobre como será o primeiro dia faz com que a criança elabore suas representações sobre o lugar", explica a especialista Tania. 
 
Na primeira semana, é frequente e normal a criança chorar ou fazer manha. Uma forma de acalmá-la é ficar junto nos primeiros dias, participando das brincadeiras, demonstrando afeto e mostrando como a nova experiência pode ser atraente. A diretora pedagógica do Berçário Espaço da Vila, Ana Paula Yazbek, conta que as crianças costumam logo parar de chorar, pois o novo espaço vai naturalmente estimulando a sua curiosidade. No primeiro dia, as professoras costumam organizar brincadeiras com as quais as crianças estão habituadas, e as novidades são inseridas aos poucos. 
 
A adaptação ao ambiente escolar acontece aos poucos, à medida em que forem criadas referências lúdicas e associações positivas. Arrumar a mochila para a escola, por exemplo, pode servir como pretexto positivo para gerar curiosidade e autonomia. Em casa, os pais podem contar histórias relacionadas à escola e às novas pessoas. 
 
Frequentar escolinha é saudável em qualquer idade
 
Frequentar o berçário, até os três anos, e o jardim de infância, até os seis, tem efeito positivo para a criança e para os pais. Não existe uma idade ideal para entrar na escola, pois a decisão depende da rotina de cada família, mas há um consenso de que vivenciar experiências junto de outras crianças fora de casa é sempre saudável, em qualquer idade. 
 
"Uma criança não será mais inteligente por frequentar a escola mais cedo, mas conviver nesse ambiente favorece o despertar para o mundo", explica a pedagoga Ana Paula. Na educação infantil, aprender significa desenvolver-se afetiva e emocionalmente, dividir experiências e adquirir autonomia. 
 
Fonte: Cartola - Agência de Conteúdo
Fonte: Terra
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