PUBLICIDADE

Agasalhos demais causam desconforto nos pequenos

14 mai 2013 - 07h10
(atualizado às 07h10)
Compartilhar
Exibir comentários

É só baixar a temperatura e o primeiro impulso da maioria das mães é agasalhar bastante seu filho para protegê-lo do frio. Algumas horas depois, o pequeno começa a reclamar por causa do excesso de roupas. Enquanto a criança não consegue se comunicar e avisar os pais que está com frio ou calor é preciso prestar atenção na reação dos pequenos para acertar na hora de agasalhá-los.

O nariz vermelho pode indicar que o pequeno está com frio
O nariz vermelho pode indicar que o pequeno está com frio
Foto: Shutterstock

No Brasil, a maioria dos estados não tem invernos rigorosos. Nas regiões norte e nordeste, a temperatura se mantém alta o ano inteiro. No sudeste e principalmente no sul do país, no entanto, o frio é mais intenso. É quando os pais tendem a vestir muito as crianças, o que pode causar problemas de pele. “Roupas em excesso podem irritar a pele. A criança sua demais e pode ter problemas dermatológicos. Os pais precisam ter bom senso na hora de vesti-las”, fala o diretor da faculdade de Medicina de Petrópolis e integrante do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Paulo César Guimarães. No caso de crianças maiores, que já correm e brincam, o ideal é agasalhá-las “em camadas”, com vários casacos em vez de um único pesado. Assim, é possível ir tirando e colocando as peças conforme a criança vai se sentindo com mais ou menos frio.

Bebês

Já quando se trata de vestir bebês que ainda não sabem comunicar se estão com frio ou calor os pais podem recorrer a outras formas para avaliar se o pequeno está muito ou pouco agasalhado. “Verifique as extremidades da criança: se as mãos estiverem frias é porque ela não está muito aquecida. Se o nariz estiver vermelho também é sinal de que ela está com frio. Se ao colocar uma roupa ela começar a suar, tem que tirar uma peça”, diz Guimarães. Outra vantagem em vestir as crianças com roupas em camadas, que possam ser retiradas, são as mudanças de temperatura de ambientes externos para internos. Como dentro dos lugares normalmente a temperatura é maior, os pequenos precisam tirar um pouco das roupas e voltar a colocá-las na hora de sair para a rua novamente.

Um dos motivos que leva os pais a vestir as crianças em excesso é o medo de doenças respiratórias, como gripe e pneumonia, mais comuns nos meses de inverno. É bom lembrar que essas doenças são mais comuns em épocas de baixa temperatura porque as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados, onde uma pessoa contaminada pode transmitir o vírus a outras mais facilmente, ou seja, não é o frio que causa a doença. Mais importante do que agasalhar bem os pequenos é vaciná-los para afastar essas enfermidades.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade