PUBLICIDADE

Adultos podem usar produtos infantis; o contrário, não

8 abr 2013 - 07h01
(atualizado às 07h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Para os leigos, é difícil encontrar alguma diferença entre produtos de higiene infantil e adulta. Mas, acredite, ela existe. E não está só no cheirinho: usar o produto inadequado pode causar problemas à pele dos pequenos. É preciso entender algumas características das crianças antes de comprar xampu, loção ou sabonete para elas.

Adultos também podem usar produtos infantis, mas o contrário é mais complicado
Adultos também podem usar produtos infantis, mas o contrário é mais complicado
Foto: Shutterstock

A principal diferença entre artigos de higiene para crianças e adultos é a proteção. Nos mais velhos, a procura é por cosméticos que consigam “transformar” - modelar o cabelo ou tornar a pele mais bonita, por exemplo. Na infância, essa busca precisa ser diferente. “O ideal é pesquisar por produtos mais preocupados com a proteção do que com a transformação”, diz o diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (Cipe) e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, o dermatologista Valcinir Bedin.

Até a puberdade, a pele é muito mais delicada do que na vida adulta. Isso porque há produção de suor e sebo em uma quantidade muito menor nessa fase, o que torna os pequenos mais sensíveis à ação de alguns produtos. Essa sensibilidade faz com que a indústria dos cosméticos produza artigos infantis com uma fórmula menos agressiva. “Podemos usar substâncias semelhantes para diferentes faixas etárias, mas em concentrações menores, para não causar nenhuma deformação”, explica o médico.

Sem cheiros fortes

A pele da criança é mais fixa e hidratada, por isso, absorve as substâncias mais rapidamente. Então, produtos como filtro solar, xampu e loção hidratante devem sempre ser os mais suaves possíveis. “O ideal é que seja um produto transparente e sem perfume. Opte, por exemplo, por uma loção, e não um creme pesado e com um cheiro forte", diz Bedin. Para ele, a preocupação deve ser em escolher um shampoo não pelo cheiro, mas para que não arda os olhos.

Vale ressaltar que adultos podem, sim, utilizar artigos de higiene e cosméticos feitos para crianças. O contrário, no entanto, não é recomendado. Se o fizerem, podem machucar o couro cabeludo ou a pele e desenvolver dermatite de contato. Na maioria dos casos, porém, a suspensão do uso já pode acabar com a reação alérgica. “Adultos podem ser tratados como crianças, mas elas não podem ser tratadas como adultos, seja na hora de utilizar os mesmos produtos ou na hora de realizar tarefas”, reforça o médico.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade