PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Veja 10 maneiras de descobrir se o parceiro está mentindo

Dar muitas informações e adotar postura defensiva são alguns dos sinais de que a pessoa não está falando a verdade

24 abr 2014 - 07h49
(atualizado às 07h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Identificar se o parceiro está mentindo ou não sobre uma traição é uma das grandes dúvidas das mulheres, por isso a especialista em relacionamento Sloan Sheridan-Williams deu algumas dicas de como ler sinais e identificar se outra pessoa está ou não falando a verdade. "A maioria das meninas acha muito difícil dizer se o namorado traiu realmente. Há muitas emoções envolvidas e, quando os homens têm alguma coisa preciosa a perder, podem se tornar 'experts' em mentir", afirma a coach.

Segundo ela, há alguns detalhes no comportamento e nas feições dos homens que revelam mais do que eles gostariam, e aprender a observar estes sinais verbais e não-verbais é um passo na descoberta de possíveis "puladas de cerca".  "Se seu namorado estiver mentindo, as micro-expressões dele serão mais angustiadas, com as sobrancelhas se enrugando em direção à testa causando rugas, além de sorrisos falsos, ficar vermelho e mostrar assimetria na feição", explica.

Os sinais são muito sutis e difíceis de serem observados por quem não é treinado como Sloan, no entanto, ela explica que analisar o parceiro de forma mais abrangente facilita este processo. "O principal é que não há um rosto definido para quem está mentindo, mas sim há feições que mostram que o sujeito está desconfortável, estressado, culpado ou que não acredita em sua própria história. E quanto mais simétrico estiver o rosto, mais genuína é a história que está sendo contada. A dilatação das pupilas também mostra nervosismo e não pode ser controlada", afirma.

Mas, para identificar os momentos de falha, é preciso que a mulher conheça bem o parceiro e saiba como ele se comporta em um momento de relaxamento, para então identificar as possíveis mudanças. Observar as mudanças de humor do namorado, manias, maneira de falar, tom de voz, vocabulário, velocidade da fala, se pisca demais, se balança as mãos, se faz contato visual etc é o primeiro passo.

A especialista avisa que nunca se deve ir logo ao ponto e fazer a pergunta de um milhão de dólares, mas deve-se começar "comendo pelas beiradas", perguntando sobre um filme, sobre o dia dele e outros assuntos. Sloan explica que o segredo de pegar alguém mentindo é mudar de repente o foco da conversa e assim notar as mudanças na feição e comportamento da outra pessoa. "A mudança de abordagem mostra a variação de ansiedade. Claro que isso não é tão claro como uma confissão, mas dá sinais óbvios de que a pessoa está ao menos tentando esconder alguma coisa".

Confira abaixo 10 dicas de como avaliar melhor estes sinais:

Ele leva um tempo para responder suas perguntas

Se seu namorado leva um tempo para responder suas perguntas sobre fidelidade pode ser que ele esteja mentindo. Isso porque a pausa para pensar é fundamental para que o cérebro fabrique uma história para ser contada, além disso eles tendem a falar mais do que normalmente falariam para explicar uma coisa verdadeira. Repare na dificuldade em dar respostas diretas à perguntas diretas.

Usar demais expressões como "bem", "hum"

Quando você pergunta à alguém uma simples pergunta de sim ou não e a resposta começa com "bem" significa que ele vai dar um argumento que sabe não está sendo esperado. Assim como a demora em responder, estas palavras são mecanismos para ganhar tempo e elaborar melhor histórias que não são 100% verdadeiras.

<p>Primeiro passo é eeparar em sinais de ansiedade como balançar as pernas, coçar o nariz, passar a mão no cabelo, salivar e piscar demais</p>
Primeiro passo é eeparar em sinais de ansiedade como balançar as pernas, coçar o nariz, passar a mão no cabelo, salivar e piscar demais
Foto: Getty Images
Ele se torna defensivo e desvia do assunto

As pessoas que se sentem pressionadas tendem a desviar do assunto para ganharem tempo e mudar o foco. Sempre desconfie de quem pede para repetir a questão, responde à uma pergunta com outra do tipo "você está mesmo me acusando de te trair?", muda o rumo da conversa e questiona sua fidelidade ou então muda de assunto.

Ele evita contato visual e pisca mais que o normal

Piscar demais e evitar olhar nos olhos são sinais óbvios de ansiedade. Além disso, estudos mostram que quebrar o contato é também um processo cognitivo, por isso quando se olha para cima e para a esquerda a pessoa está tentando se lembrar de alguma coisa, enquanto olhar para o lado e para a direita indica provavelmente uma mentira.

Engolir e limpar a garganta com mais frequência

Produzir mais saliva é uma resposta do corpo ao aumento da ansiedade, por isso engolir e limpar a garganta é um sinal de desconforto.

Ficar agitado

Agitação é um sinal comum de decepção e nervoso, por isso atenção a manias como balançar a perna, coçar o nariz, passar a mão pelo cabelo, entre outros.

<p>Fazer perguntas aleatórias antes de ir direto ao ponto é uma maneira de identificar melhor os sinais dados pelo corpo</p>
Fazer perguntas aleatórias antes de ir direto ao ponto é uma maneira de identificar melhor os sinais dados pelo corpo
Foto: Getty Images
Ele dá de ombros

Apesar de falar mentiras, o corpo não acompanha o pensamento, por isso a linguagem corporal é diferente do discurso.

Ele se torna excessivamente informativo

Mentir é como construir um prédio, por isso mentirosos tendem a montar histórias longas e ricas demais em detalhes na tentativa de torná-las convincentes. 

Ele mostra sinais de alívio quando você parece acreditar no que ele diz

Uma maneira de avaliar a mentira é fingir acreditar na história contada e deixar que ele o questione, assim ele mostrará alívio e relaxará. Nesta hora, atenção aos sinais corporais e diminuição dos sinais de ansiedade, como limpar a garganta, sacudir a perna e contrair o ombro.

Postura defensiva

Ficar com o corpo na defensiva, como cruzar os braços e as pernas, também mostra ansiedade. Para se proteger de um possível conflito eles podem se levantar e sentar sucessivamente e ainda estabalecer barreiras, como um móvel entre ele e você, por exemplo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade