PUBLICIDADE

Detox conjugal: terapeuta dá 5 dicas para salvar o casamento

Comprometer-se com o outro e não fugir dos problemas conjugais estão na lista

25 abr 2015 - 14h47
Compartilhar
Exibir comentários

Se o seu casamento está em crise, a tarefa de salvá-lo pode parecer assustadora. Para contornar a situação, o terapeuta de relacionamento Rabbi Shlomo Slatkin recomenda seguir cinco passos, listados no site Your Tango:

Comprometa-se com o outro

Quando você decide se comprometer, passa a investir no trabalho necessário para salvar o casamento. Mas se você só ficar pensando como seria se tivesse casado com outra pessoa ou em como gostaria que a vida fosse diferente, geralmente não será capaz de gerar uma dinâmica para reparar o relacionamento. É preciso que os dois se comprometam com a tarefa. Reconheça que os desafios específicos de seu casamento são oportunidades de crescimento para você e seu parceiro, e que existem maneiras de transformar esse conflito em conexão. É claro que isso não se aplica a relacionamentos abusivos.

Não fuja dos problemas conjugais

Casais em crise frequentemente focam em todos as áreas da vida, menos no casamento. Um passo essencial para trazer a boa energia de volta é selar suas saídas e escapes. Isso significa pensar sobre as várias atividades em que costuma focar (como trabalho, exercícios, excesso de comida, filhos, redes sociais) para fugir dos problemas conjugais. Coloque sua energia onde é realmente necessário.  

Faça um detox no casamento

Elimine todos os xingamentos, acusações mútuas, culpa e vergonha. Um relacionamento tóxico não pode prosperar. Explosões de raiva acabam com o amor e a confiança. Substitua acusações, como “você faz isso ou deixa de fazer aquilo”, por sentimentos, dizendo como se sentiu em determinadas situações.  

Preste atenção no que o parceiro quer e precisa

Para dar espaço para o outro, é fundamental aprender a reconhecer que seu cônjuge pode ver o mundo muito diferente de você. Para isso, aprenda a se comunicar de forma mais segura. Adquira o hábito de perguntar “agora é uma boa hora?”, em vez de despejar uma agressão verbal. Se o seu objetivo é se conectar, certifique-se de que o parceiro está mentalmente e emocionalmente disponível para isso. A segunda etapa é aprender a ouvir, entrando no mundo do outro e se mostrando interessado no que está escutando.  

Pratique o amor em sua vida cotidiana

Trabalhar em qualquer relacionamento é um desafio, especialmente quando você está tentando resgatá-lo de uma crise. Por isso, é fundamental encher a sua relação com comportamentos amorosos que promovem energia positiva. Mostre que aprecia as qualidades de seu parceiro. Não deixe de separar uma noite da semana para um encontro romântico a dois. Demonstre carinho e cuidados.

Guia de motéis Guia de motéis

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade