Amor e sexo

publicidade
03 de agosto de 2012 • 16h51

Será que ele está pensando em te deixar? Confira as pistas

Será que ele está pensando em terminar o relacionamento? Distanciamento, frieza e falta de elogios podem sinalizar que as coisas não andam bem
Foto: Getty Images
 

No inicio do namoro, tudo parecia perfeito. Elogios, atenção, planos para o futuro, beijos e sexo nunca faltavam. Com o passar dos anos, surge o inevitável desgaste da relação. Ele já quase não liga tanto, os diálogos tornaram-se mais curtos e ele parece até menos vaidoso que antes. Mas será que seu parceiro está pensando em te deixar? “Quando o namoro ou o casamento já não faz a pessoa feliz, ela dá pistas de que algo não vai bem. Observando algumas atitudes, é possível perceber se a pessoa está pensando em pular fora”, defende o psicólogo Claudio Paixão Anastácio.

Muitas questões precisam ser levadas em conta na hora de saber se o namorado ou marido já não está feliz ao seu lado. Antes de tudo, é preciso comparar: como ele agia no início do namoro e como ele age agora? "Se ele nunca foi um cara que ligou, mandou mensagens ou dado a elogios, não é perto do final da relação que ele vai mudar”, diz Claudio. Porém, se no início do namoro, tudo era perfeito e as coisas foram se perdendo ao longo do tempo, sinal de que a rotina pode ter tomado conta do casal e, se isso o incomoda, certamente, em breve, ele colocará um ponto final na relação.

“Uma desculpa é uma rejeição bem-educada”, sentencia Greg Behrendt, autor do livro Ele não está a fim de você (Editora Rocco). “Se você pode encontrá-lo, ele também pode. Se ele quiser encontrá-la, dará um jeito”, completa. A história é simples: se ele colocar o futebol com os amigos, as reuniões de trabalho e os estudos sempre acima da relação, sinal de que você não está entre as prioridades dele.

Quando o relacionamento está prestes a naufragar, os beijos, carícias e o sexo tornam-se mais escassos. A nossa cultura nos faz acreditar que o homem jamais se negará a fazer sexo, mas isso não é verdade. Muitas vezes, quando o relacionamento já não o satisfaz, ele tende a fazer sexo de maneira fria e se esforçar muito pouco para que ela se satisfaça. “Um comportamento muito comum no homem quando o interesse sexual começa a diminuir é ficar até muito tarde assistindo televisão para evitar o contato íntimo com a parceira, alegar cansaço ou preocupações com o trabalho. Passam a diminuir as iniciativas para o sexo e se a parceira inicia o contato, nem sempre o homem recusa, mas, quando consegue manter a relação tende a relatar a experiência de um sexo sem emoções ou com pouca excitação”, diz a sexóloga Walkíria Fernandes.

Se até mesmo uma conversa produtiva com o parceiro é difícil, sinal de que o casal já não está se entendendo muito bem há tempos. “Se ele prefere não fazer um pequeno esforço para você ficar mais tranquila e sempre cria uma briga, quer dizer que ele não respeita seus sentimentos nem suas necessidades”, diz Greg. E se ele não te respeita mais, talvez não você não seja mais a mulher que ele quer ao seu lado.

Alguns problemas até podem estar rondando o casal e impactando o relacionamento de maneira negativa e não, necessariamente, sinalizam que ele queira terminar com você. “De qualquer forma, o ideal é que o casal mantenha um diálogo franco e aberto sobre o que está ocorrendo no relacionamento. Em algumas situações, através do diálogo, o casal consegue identificar os obstáculos e caminhar numa direção melhor”, aconselha Walkíria.

   

Terra