Ser egoísta faz bem para o relacionamento, diz pesquisa

  • separator
  • 0
  • comentários

Pesquisadores da Universidade do Arizona chegaram à conclusão de que se "sacrificar" pelo parceiro pode prejudicar a relação. Ao contrário do que se pensa, realizar pequenas tarefas domésticas que não são costumeiras apenas para agradar o outro pode deixar a pessoa ainda mais estressada. As informações são do Daily Mail.

<p>Dividir tarefas todos os dias &eacute; uma solu&ccedil;&atilde;o para evitar o mau&nbsp;humor</p>
Dividir tarefas todos os dias é uma solução para evitar o mau humor
Foto: Getty Images

Foram monitorados 154 casais, entre casados e apenas juntados. A duração dos relacionamentos variou de 6 meses a 44 anos. Os casais mantinham registros de atividades desde passeios com amigos até pequenas tarefas do dia a dia. Depois, tiveram que destacar as tarefas que consideravam "sacrifício", o que incluía as tarefas que geralmente é o outro quem realiza.

Juntamente com esses registros, deveriam dar detalhes de como foi o dia, dos conflitos vividos e de como isso afetava seu humor.

Por último, fizeram um ranking dos seus sentimentos em relação ao outro, de quão próximos se sentiam, de seu comprometimento e satisfação com o relacionamento.

Os "sacrifícios" foram pequenos e até insignificantes em termos de mudanças concretas na relação, e geralmente foram feitos para agradar ao outro. Mas se a pessoa que fez a tarefa estava de bom humor, a ação fez com que ela se sentisse mais comprometida com a relação. No entanto, para a outra pessoa, não acarretou em nenhum sentimento maior ou melhor, provavelmente porque não viram o ato como um "sacrifício" por parte de seu companheiro, como enxugar a louça, por exemplo.

Por outro lado, se a pessoa que realizou a tarefa já estava estressada, a ação só piorou seu humor. 

A conclusão do estudo é que nos dias em que a pessoa está estressada, chegar em casa e ter que fazer algo só para agradar ao outro vai pesar como mais um fator de estresse. A melhor solução seria sempre realizarem tarefas juntos, ou dividi-las igualmente, para não haver esse tipo de conflito.

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/mulher/infograficos/perigos-mulher-moderna/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/mulher/infograficos/perigos-mulher-moderna/iframe.htm"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade