Amor e sexo

publicidade
23 de julho de 2012 • 17h15 • atualizado às 17h18

Estudo: fazer o trajeto do trabalho juntos pode melhorar o casamento

Foto: Getty Images
 

Sonhos compartilhados e ambições podem ajudar a transformar um relacionamento em bem-sucedido. Mas parece que a ligação, um pouco menos romântica, de um trajeto compartilhado também pode ajudar: segundo estudo, os casais são mais felizes se fazem o caminho do trabalho juntos. Especialistas acreditam que isso faz com que sintam que estão compartilhando objetivos mais amplos na vida. As informações são do Daily Mail.

Além disso, o estudo firmou que eles devem escolher uma casa que lhes exige que saiam para trabalhar na mesma direção, ao invés de uma localizada no meio do caminho. "Se eles estão fisicamente se movendo em uma mesma direção e com objetivo relevantes, como o deslocamento ao trabalho, isso pode ser associado com metas-conceito", alerta a pesquisadora-chefe Irene Huang, da Chinese University of Hong Kong.

Os pesquisadores dizem também que as ações físicas são metafóricamente ligadas às crenças mais amplas. Eles citam o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, que disse: "o amor não consiste em olhar um para o outro, mas olhar juntos na mesma direção".

O estudo foi publicado no Journal of Experimental Social Psychology e, na primeira etapa, envolveu 280 adultos nos EUA que estavam com média de 33 anos e que tinham sido casados por cerca de oito. Huang e seus colegas descobriram uma correlação clara entre o deslocamento na mesma direção e maior satisfação conjugal. Eles também descobriram que esta ligação existe independentemente de outros fatores, como o número de anos de casados, número de filhos, nível de renda e as diferenças de gasto.

A segunda fase envolveu 139 adultos casados em Hong Kong, que tinham em média 42 anos e estavam casados há cerca de 13. Ela mostrou uma correlação semelhante aos resultados norte-americanos e também independente de outros fatores relevantes.

Terra Terra