PUBLICIDADE

Dúvidas antes do casamento podem prever divórcio, diz estudo

16 set 2012 - 16h55
(atualizado às 16h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A universidade UCLA, dos Estados Unidos, realizou o primeiro estudo para descobrir se dúvidas sobre o casamento podem levar à uma união infeliz. De acordo com o psicólogos da universidade, mulheres com dúvidas sobre se devem se casar ou não são um sinal de que talvez seja melhor não colocar tais planos em prática. A pesquisa ainda revela que a dúvida pré-casamento, especialmente entre as mulheres, resulta em altos índices de divórcio e insatisfação matrimonial. 

As dúvidas das mulheres costumam ser mais significativas
As dúvidas das mulheres costumam ser mais significativas
Foto: Getty Images
"As pessoas acham que todo mundo tem dúvidas pré-casamento e que não devem se preocupar com elas", disse Justin Lavner, o líder da pesquisa, "Nós descobrimos que elas são comuns, mas nem sempre benignas. Mulheres que casam após terem dúvidas têm duas vezes e meia mais chances de se divorciar quatro anos depois", acrescentou. 
 
O especialista ainda alertou que explorar os motivos das hesitações é uma boa coisa a fazer antes de subir ao altar. "Você conhece melhor a si mesmo, o seu parceiro e seu relacionamento melhor do que ninguém, então preste atenção nos sinais", disse. Para o estudo, os psicólogos da UCLA contaram com 232 casais que estavam em seus primeiros meses de casamento. A casa seis meses, por quatro anos, os casais participantes respondiam a enquetes e uma das questões da primeira era "você estava incerto ou hesitante sobre se casar?": 47% dos maridos e 38% das esposas disseram 'sim'.
 
Ainda de acordo com o estudo, como as mulheres tendem a ser menos indecisas em relação a esse assunto, as dúvidas delas costumam ser mais significativas e podem prever problemas após o casamento. A pesquisa ainda mostrou que, após quatro anos, 19% das mulheres que tiveram dúvidas pré-casamento estavam divorciadas, comparadas a 8% das que não hesitaram. Entre os homens, 
14% dos que tiveram dúvidas estavam divorciados após o mesmo tempo, comparados a 9% dos que não tiveram. 
 
Por isso, Thomas Bradbury, co-autor da pesquisa, comparou a hesitação antes do casamento com uma situação de problema de saúde. "Se você visse uma mancha estranha na sua pele, você ignoraria e iria à praia ou procuraria um médico? Seja esperto e não ignore as dúvidas", disse. 
 
 
 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade