publicidade

De olhares a ligações; veja 8 sinais de que ele está mentindo

Algumas atitudes mostram quando alguém não está falando a verdade
Foto: Getty Images
 

Você é capaz de descobrir quando seu parceiro está mentindo? Saiba que com um pouco de treino, você pode perceber logo nas primeiras palavras se ele está falando a verdade ou se não passa de uma bela ficção. Para ajudar as mulheres, o site Essence listou oito passos para desmarcar os mentirosos.

Contexto é tudo: as pessoas mentem quando os riscos são altos. Tenha em mente que pessoas que tem muito a perder ou muito a ganhar com uma boa história estão mais propensas a mentir.

Pergunte "como você se sente?": se você desconfia que a pessoa está mentindo, pergunte a ela sobre o ocorrido. A pessoa injustamente acusada ficará nervosa. Já os culpados expressarão uma gama de emoções.

Preste atenção na simetria: quando sorrimos, franzimos a testa ou encolhemos os ombros, tendemos a fazer gestos similares em ambos lados do corpo. Qualquer gesto unilateral pode estar mascarando sentimentos verdadeiros.

Atenção aos olhos: pouquíssimas pessoas conseguem fingir um sorriso de maneira completa. Quando a pessoa força um sorriso, os olhos não exprimem a mesma emoção.

Pensar muito: a tendência é achar que um mentiroso parece sempre nervoso ou ansioso. Mas a verdade não é esta. Os mentirosos pensam mais do que o normal e criam estratégias para encobrir a mentira. Então, preste atenção nas pessoas que permanecem em silêncio por muito tempo, que usam poucos gestos ou falam de maneira lenta e impessoal.

Não pergunte "por quê?": a maneira mais rápida de colocar alguém na defensiva é fazendo esta pergunta. Em uma conversa acalorada, questione "o que fez você fazer isso?". Apenas esta mudança na fala pode fazer com que a pessoa aja de maneira diferente.

Fique longe do telefone: segundo uma pesquisa publicada no Journal of American Society for Information and Technology, a maioria das mentiras são contadas por telefone ou mensagem de texto. Sem encarar a vítima, mentir fica muito mais fácil.

Preste atenção após a conversa: os mentirosos normalmente parecem aliviados quando uma discussão tensa é finalizada.

 

Terra