PUBLICIDADE

Cresce número de casais com mesmo nível de ensino

As mudanças resultam do número maior de mulheres que vão para a universidade

17 fev 2014 - 13h43
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Casamentos entre chefe e secretária podem, em breve, ser coisa do passado. De acordo com pesquisa do National Bureau of Economic Research, nos Estados Unidos, cresceu o número de casais com o mesmo nível de ensino. Os dados são do jornal Daily Mail. 

Quase a metade dos homens com ensino superior estava casada com mulheres também com ensino superior em 2005, em comparação com apenas um quarto em 1960, apontou dados do censo americano da Universidade da Pensilvânia. No outro extremo, cerca de 60% das mulheres apenas com ensino médio eram casadas com homens de mesma educação em 2005, em comparação com pouco mais de 40% em 1960. 

As mudanças resultam do número maior de mulheres que vão para a universidade, então os homens passariam a encontrar parceiras no ambiente de estudo em vez do de trabalho. “Se você voltar para a década de 1960, havia uma grande diferença entre os sexos e a enfermeira se casava com o cirurgião e o empresário se casava com a secretária. Nos últimos 20 anos, as mulheres têm se igualado aos homens na proporção de ir para o ensino superior”, disse o especialista em mobilidade social John Goldthorpe.

Os estudiosos temem que a tendência seja a criação de uma maior desigualdade dos rendimentos familiares. Um casal pós-graduado poderia ganhar 119% mais do que a renda média em 2005, mas uma mulher pós-graduada casada com um homem que não tinha concluído o ensino médio ganharia 8% menos do que a média. 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/mulher/infograficos/perigos-mulher-moderna/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/mulher/infograficos/perigos-mulher-moderna/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade