Verão 2012
 
 

Mulher » Mulher

 Rituais prometem atrair boa sorte no ano-novo
27 de dezembro de 2011 09h22

Comentários
 
Rituais no dia 31 de dezembro reforçam desejo de um ano-novo melhor. Foto: Shutterstock/Terra

Rituais no dia 31 de dezembro reforçam desejo de um ano-novo melhor
Foto: Shutterstock/Terra

Para os supersticiosos vale tudo para conquistar um novo ano pleno. De tarefas simples, como usar roupa branca na virada do ano, até rituais trabalhosos, como comer lentilha em cima de uma cadeira, acreditar no poder transformador move as pessoas no dia 31 de dezembro.

Os ritos tomam conta de boa parte dos símbolos de ano-novo. Na mesa não entram animais que ciscam, no guarda-roupa apenas peças novas, na praia são jogadas rosas ao mar. E o que dizer das cores? Escolhidas a dedo para ter um desejo realizado. Na dúvida entre fazer ou não a simpatia para ter bons fluídos, vale a boa intenção, logo, mal não fará.

A advogada Maria Eugenia Sahagoff, autora de "Feliz Ano-Novo! Faça tudo para consegui-lo", da Editora Cultrix, reuniu uma série de rituais praticados no Brasil e no exterior para atrair boa sorte. Veja dicas da autora para conquistar um excelente 2012.

Roupa nova: a roupa está próxima do corpo, por isso deve ser nova. Neste ritual, coerente com o começo de outra etapa da vida, é alegre e gostoso vestir algo ¿novinho em folha¿. Acredita-se que há um sentimento de recomeço.

Cores: as cores sempre provocam uma reação, sendo capaz de influenciar o humor e o comportamento das pessoas. Além disto, estão carregadas de misticismo.

Vermelho: cria a sensação de vitalidade e agilidade. É associado ao amor e à capacidade de fazer os sonhos se realizarem harmonicamente.

Amarelo: aspectos positivos, de brilho e contato com Deus que levam à escolha do amarelo. A cor também está ligada com atração pela riqueza.

Branco: o costume de vestir roupa branca está ligado aos negros e as religiões africanas. O branco representa luz, pureza e bondade.

Rosa: a cor remete à beleza e à sedução. Ligada à imaginação, rosa tem o poder de criar novos pensamentos possíveis de se concretizar na vida.

Verde: reacende a chama da esperança de transformar situações ruins em boas.

Comida: a fartura à mesa nesta época do ano reflete a expectativa de abundância no futuro. A quantidade e a qualidade dos comes e bebes extrapolam as necessidades do dia a dia, comemorando vida com otimismo e felicidade. Comer certos alimentos requer a realização de um ritual.

Uva: na Bahia, é costume comer três uvas brancas, virando-se de costas para a lua. Antes de comer, elevam-se cada uma aos céus e faz um pedido para cada fruta. Em São Paulo, o mesmo ritual é feito com 12 uvas. Já em Minas Gerais, elas devem ser comidas com os pés fora do chão, sobre uma cadeira.

Porco: alimento portador da sorte durante a ceia. O predicado é dado porque o animal fuça para frente, levando a vida adiante.

Lentinha: aparece entre os alimentos que trazem fortuna e ao renascimento. A leguminosa deve ser consumida na ceia, em cima de um banco.

Romã: a quantidade de sementes a faz símbolo de fartura e fertilidade. Sete caroços devem ser chupados e as sementes guardadas na carteira.

Rituais: os supersticiosos praticam rituais para dar uma ¿forcinha¿ no amor, na vida profissional e na sorte.

Amor: para as questões do coração se resolverem, toma-se um banho com champagne e pétalas de rosas vermelhas.

Boa sorte: ao mar, também podem ser jogadas flores brancas, pentes, espelhos, perfumes e colares brancos para Iemanjá.

Pedidos: com os pés dentro d¿água, próximo à arrebentação pula-se sete ondas. Cada uma corresponde a um pedido. Antes da chegada da oitava onda, retorna para a areia, sem voltar as costas para o mar.

Harmonia no lar: lavar a casa inteira, tirar a poeira morta do ano velho, passar aromatizador e até mesmo pintar as paredes renova o ambiente, devolvendo harmonia, saúde, dinheiro e alegria ao lar.

Proteção contra o mal: tomar banho de sal grosso no dia 31. Mistura-se sal em água quente e joga-se do pescoço para baixo, para limpeza e proteção contra o mal.

Agencia Hélice
Especial para o Terra
Terra