PUBLICIDADE

Tire 10 dúvidas sobre a cerimônia de casamento

25 mai 2009 - 13h56
(atualizado às 14h49)
Compartilhar

Patrícia Zwipp

Não há um período exato, mas evite cerimônias muito demoradas
Não há um período exato, mas evite cerimônias muito demoradas
Foto: Getty Images



A realização da cerimônia, religiosa ou não, também levanta muitas dúvidas aos casais. E isso tanto em relação à sua concepção quanto à sua realização. Por exemplo, muita gente acha que o atraso da noiva é chique. Ou que uma cerimônia longa é muito legal. É melhor ver o que os consultores de etiqueta acham disso.



» Especialistas tiram 60 dúvidas sobre casamento

» Esclareça 15 dúvidas sobre o que vestir num casamento

» Confira 10 dúvidas sobre convite de casamento

» Dinheiro, lista, agradecimento: tire 10 dúvidas sobre presentes

» Veja 10 dicas para noivas não errarem no cabelo e na maquiagem

» Internet pode facilitar a vida dos noivos

» Confira 15 dicas para acertar na recepção

1. É chique a noiva se atrasar?
Essa é outra questão que causa divergências. Por já ter virado um padrão, o consultor Fábio Arruda aconselha evitar exageros, no máximo meia hora. A consultora Célia Leão, por sua vez, desaprova totalmente o ato. "É horrível e cafona. A noiva chique é a que respeita o tempo dos outros."

2. A música deve ser ao vivo ou pode simplesmente tocar um CD?
Tanto faz, depende só das condições financeiras do casal e do espaço da cerimônia. "De qualquer forma, ao vivo é sempre mais bonito", opina Célia.

3. O número de padrinhos deve ser igual dos dois lados? Qual é o limite para a quantidade de padrinho?
De acordo com os consultores, o ideal é que seja igual. Arruda acredita no bom-senso para determinar a quantidade de cada lado, levando em conta o tamanho do local da cerimônia. Célia recomenda que não passe de quatro casais por noivo.

4. Posso convidar meu chefe ou o diretor da empresa onde trabalho para ser padrinho?
Pode, se realmente gostar dele. "Caso seja para ganhar um presente melhor, é horroroso e os outros percebem isso", afirma Arruda. Célia completa dizendo que o convite por interesse leva a pessoa a não aceitá-lo e a situação fica chata. Portanto, essa realmente não é a melhor forma de fazer média com o chefe.

5. Podemos marcar a data do casamento no meio de um feriado prolongado?
Pode, mas o casal corre o risco de não receber todos os convidados que esperava. "Não é gafe, mas também não adianta a noiva reclamar depois", fala Arruda.

6. É mesmo chique casar em uma segunda-feira?
Não é chique e nem brega. "É desconfortável, porque a semana está só começando, os salões de cabeleireiro estão fechados e ninguém vai querer dançar", diz Célia. Arruda complementa que, querendo ou não, a festa vai acabar mais cedo, porque as pessoas trabalham no dia seguinte. "Se quiser marcar o casamento durante a semana, prefira opções mais simples, como coquetel e happy hour", aconselha a consultora.

7. Sigo religião diferente da maioria dos meus convidados e casarei segundo os rituais e tradições da minha igreja. Preciso informar meus convidados sobre os moldes da cerimônia e trajes?
O consultor Arruda diz que o tipo de religião deve constar no convite. Célia apresenta outra opinião. "É delicado informar se tem alguns preceitos que fogem do usual. Anexe ao convite as informações."

8. Meus pais são separados e não se falam. Eles devem ficar juntos no altar?
Para evitar essa saia-justa, pense em outros acompanhantes para cada um deles, recomendam os consultores. É sempre melhor afastar as chances de possíveis desentendimentos, não?

9. Quanto tempo deve durar a cerimônia?
Não há um período exato, segundo os consultores. O que deve prevalecer é o bom-senso. Cerimônias muito demoradas acabam incomodando os convidados, além de ser um verdadeiro martírio para as madrinhas que precisam ficar em pé sobre um salto alto.

10. Vou casar apenas no civil. Posso fazer festa mesmo assim?
Pode, sem problema algum. Aliás, vale casar no local da festa também. Fica até mais cômodo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade