Mulher

publicidade
19 de março de 2010 • 11h41

Saiba as diferenças entre paraplegia e tetraplegia

A personagem Luciana (Alinne Moraes), da novela global Viver a Vida, ficou tetraplégica após um acidente de ônibus
Foto: Divulgação

Patricia Zwipp

A personagem Luciana (Alinne Moraes), da novela global Viver a Vida, ficou tetraplégica após um acidente de ônibus. Mas, afinal, você sabe qual é a diferença entre tetraplegia e paraplegia, e o que pode ocasioná-las?

» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

Para tirar suas dúvidas, confira a explicação de Roberto Colichio Gabarra, professor de neurocirurgia da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu.

Plegia significa falta de movimentação. Sendo assim, paraplegia é quando não mexe da cintura pélvica para baixo e, a tetraplegia, os quatro membros.

Existe ainda a paraparesia e a tetraparesia, que consistem na diminuição dos movimentos. "Quem tem diminuição dos movimentos nos braços e não mexe as pernas pode se dizer tetraplégico, porque está considerando o problema mais grave, a plegia. Mas tem uma paraplegia plural nos membros inferiores e paraparesia escapular, dos ombros para baixo."

As paresias e plegias são decorrentes de alterações na medula e suas raízes. Dependendo da vértebra (osso) lesada ou da que vai prejudicar a medula, é determinado o tipo de problema.

Se for uma vértebra alta, no pescoço, por exemplo, pode levar à tetraplegia ou tetraparesia. Caso seja uma da região lombar ou torácica, causa paraplegia ou paraparesia.

Não são só acidentes que resultam na perda ou redução de movimentos. A lista conta com tumores, câncer de medula, câncer de coluna, processo infeccioso do disco intervertebral, alteração da circulação da medula, infarto medular.

As lesões por acidentes, de maneira geral, são efetivas, sem cura. No começo, o paciente pode ter um quadro muito grave, que dura por volta de um a dois meses.

Em seguida, começa a melhorar, mas a situação estaciona. "Na fase aguda, além da lesão, tem o inchaço, que tende a diminuir. Por isso, pode voltar alguma movimentação em áreas não lesadas."

Especial para Terra