Pintura

Pintura

O que você precisa saber para renovar a pintura da sua casa

Tintas Coral/Divulgação

Assim como os tons de azul, o roxo é tendência
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A pintura indica que a construção ou reforma está pronta. Mas, não tenha pressa nessa fase. Ela requer muita atenção e empenho do profissional que irá fazer o trabalho. Preste atenção nas dicas de especialistas.

» Veja as fotos

Veja também:
» Pinte você mesmo a sua casa
» Qual a tinta indicada para cada área?
» Cada cor no seu devido lugar
» Como criar efeitos com texturas?
» Conheça truques que podem ser feitos com as tintas
» Confira algumas dicas úteis sobre pintura

"É muito comum as pessoas terem pressa para ver a casa pronta. Por isso, às vezes, a fase da pintura é prejudicada", afirma Valter Bispo, coordenador de produtos das Tintas Eucatex.

Segundo ele, há outros empecilhos como os produtos de má qualidade. Uma dica importante é verificar se a tinta faz parte do Programa Setorial da Qualidade das Tintas Imobiliárias. "Em caso de dúvida, o consumidor pode entrar em contato com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas", sugere Gerson Rúbio Martins, supervisor de atendimento ao cliente das Tintas Coral.

A contratação de mão de obra qualificada é outro ponto crucial na pintura. "Desconfie de quem fizer um orçamento muito abaixo da média", aconselha Valter. E o profissional das Tintas Coral dá mais uma sugestão: "pesquise, pelo menos, os três últimos serviços realizados pelo pintor e verifique suas referências".

Para garantir um serviço perfeito, prefira as estações do ano mais secas. "A chuva e a umidade interferem no resultado da pintura", ressalta Valter Bispo.

Segundo o coordenador das Tintas Eucatex, a época mais indica é a partir de mês de abril até o final do inverno. "No entanto, muitas pessoas preferem pintar a casa de outubro a novembro devido, ao desejo de iniciar o ano com um ar renovado", explica.

As três perguntas básicas
De acordo com Eder Pereira da Silva, coordenador de assistência técnica das Tintas Suvinil, existem três perguntas que devem ser respondidas antes de iniciar a renovação da pintura. As questões são as seguintes:

- Qual ambiente será pintado?
"É preciso saber se área que receberá a tinta é interna ou externa. Se for, por exemplo, o banheiro, é necessário um cuidado especial, por causa da umidade", explica Eder.

Qual será o acabamento?
Essa é a hora de decidir se você quer uma parede fosca, com brilho ou com texturas.

Qual é o nível de exposição do ambiente?
É necessário pensar qual é a utilização da ambiente e por quais pessoas ele será frequentado. "Se você tiver crianças em casa, é aconselhável uma tinta que facilite a limpeza", explifica o profissional das Tintas Suvinil.

Serviço:
Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas
Telefone: (11) 3845-8755
www.abrafati.com

Eder Pereira da Silva - coordenador de assistência técnica das Tintas Suvinil
Telefone: 0800-11-7558 www.suvinil.com.br

Gerson Rúbio Martins - supervisor de atendimento ao cliente das Tintas Coral
www.tintascoral.com.br

Valter Bispo - coordenador de produtos das Tintas Eucatex
www.eucatex.com.br

Redação Terra