inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Estudo: cães leem expressões humanas como fazem os bebês

Os animais reconhecem expressões da face humana. Foto: Getty Images

Os animais reconhecem expressões da face humana
Foto: Getty Images

Um novo estudo mostrou como os cães - melhores amigos do homem - podem parecer com os humanos, pelo menos, mais do que pensávamos. A pesquisa sugere que os cachorros são capazes de ler a "intenção comunicativa", ou seja, desejo de interagir com eles, por meio das expressões da face humana. As informações são do Huffington Post.

A evidência se apoia na ideia de que os seres humanos e os cães compartilham a função cognitiva social presente nos cachorros e nas crianças entre seis meses e dois anos de idade. O pesquisador Jozef Topal, da Academia Húngara de Ciências disse que os cães, bem como os bebês humanos, são sensíveis a estímulos que sinalizam a intenção de comunicação.

Para testar esta teoria, Topal e outros especialistas acompanharam o movimento dos olhos dos cães enquanto eles observavam as gravações em vídeo de seres humanos mostrando um pote plástico.

Quando a pessoa disse "oi, cão!" em voz estridente, olhou para o animal fixamente e se voltou para o pote, eles foram mais propensos a acompanhar o movimento; em relação a quando a pessoa disse a mesma frase em voz baixa e sem contato ocular.

"Nossos resultados mostram que os cães são receptivos à comunicação humana de uma forma que foi anteriormente atribuída apenas aos bebês humanos", disse Topal. De acordo com a treinadora de cães da Califórnia, Deleta Jones, os cães falam através da linguagem corporal e expressão facial, já que é mais natural para eles.

Terra