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Internet, cafezinho, happy hour: saiba se comportar no trabalho

A linha que separa os comportamentos toleráveis com os que são abominados pelos chefes é bem tênue; confira dicas e evite a saia justa. Foto: Getty Images

A linha que separa os comportamentos toleráveis com os que são abominados pelos chefes é bem tênue; confira dicas e evite a saia justa
Foto: Getty Images

Danielle Barg

Sair para tomar um cafezinho e aproveitar para contar a última saia justa com o chefe; exagerar na mesa do bar no happy hour ou chegar atrasado em uma reunião importante. Muita gente já se viu em situações como essas e, até certo ponto, elas são consideradas normais do ponto de vista gerencial.

No entanto, manter uma imagem certa e garantir seu lugar no mercado não é tarefa simples. É preciso estar atento para não cometer excessos e acabar comprometendo a própria imagem por conta de erros banais. O Terra conversou com especialistas da área corporativa, que listaram alguns erros comuns que muitas pessoas derrapam. Confira e previna-se.

Facebook, MSN e outras coisas irresistíveis
Com tantas coisas interessantes acontecendo no mundo virtual, fica difícil não dar uma escapadinha para uma conversa no MSN ou uma conferida no Facebook. No entanto, a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Leyla Nascimento, recomenda moderação para evitar constrangimentos. "Ter acesso às midias sociais é uma prerrogativa que a empresa dá e cabe aos funcionários utilizar de forma que não atrapalhe as suas atividades", ressalta.

Vale lembrar que muitas empresas monitoram as ações do funcionário. "Os recursos são para uso da empresa, não para uso particular. Então, qualquer minuto gasto no MSN em caráter particular é um minuto que alguém está pagando essa conta", observa Dino Mocsányi, consultor empresarial e mentor do portal Consultores .

Atrasos em reuniões
Este é um tipo de comportamento pouco tolerado pelos chefes. Para não ter a imagem arranhada na empresa, é bom acertar o relógio. De acordo com Leyla, o atraso representa descaso do funcionário com o desempenho da empresa e com os gestores. "As reuniões são oportunidades de compartilhar conhecimento e decisões e também de conhecer o que a empresa espera de determinadas metas e estratégias", explica.

Pedir feedback ao chefe em excesso
De acordo com Viviane Gonzalez, diretora da Business Partners Consulting, o funcionário que sente uma necessidade muito grande de saber a opinião do chefe sobre o seu próprio desempenho, pode acabar se queimando. "Feedback a todo momento se torna exagerado e cansativo. A periodicidade do feedback varia de empresa para empresa, porém, é importante que seja dado apenas quando relevante", reforça.

Esticando a hora de almoço
Segundo Leyla, este tipo de atraso não é necessariamente intolerável, mas pode ser mal visto até mesmo pelos próprios parceiros de equipe. "É preciso ter cautela e ser transparente nos atrasos e nos motivos, justificando ao seu líder. Quando um funcionário atrasa, sobrecarrega o seu próprio colega de trabalho", conclui.

Reclamar de um parceiro de trabalho com o chefe
"Tente resolver com o seu parceiro de trabalho, sem levar ao chefe. Leve em consideração o real motivo de sua reclamação e, caso seja realmente impossível resolver a questão com seu colega, o assunto pode ser levado ao seu superior", recomenda Viviane.

Conversinhas no café
"Todo mundo precisa do momento do cafezinho", explica o consultor Dino. "O problema é fazer deste ambiente o centro da fofoca". Ele reitera que as pessoas podem sim sair duas ou três vezes por dia para espairecer e falar um pouco da sua vida pessoal. Mas a frequência muito grande não é indicada e, muito menos, como um lugar para falar de coisas que dizem respeito ao trabalho, com tom pejorativo.

Fumódromo
Muitas empresas proíbem que os funcionários fumem nas áreas internas, ainda que estas sejam abertas. No entanto, algumas pessoas têm necessidade fisiológica de fumar. Segundo Dino, a postura é tolerável desde que a pessoa saiba medir o limite do tempo que fica fora fumando, e não transforme o momento em uma desculpa para ficar jogando conversa fora. "De qualquer forma isso significa a ausência do ambiente de trabalho", reforça.

Descumprimento de prazos
Todo mundo é passível de erros, dias menos produtivos ou falta de atenção. Mas o descumprimento de prazos pode demonstrar falta de organização e de comprometimento segundo explica Viviane. "Caso a situação vire hábito, seu trabalho pode entrar em descrédito, o que pode comprometer futuras entregas", pontua.

Impressora, telefone e outros
Segundo explica Leyla, há empresas que tem normas onde permitem certo tempo e disponibilidade de servidor para dowloads de assuntos importantes para os seus colaboradores, "uma vez que ela reconhece que ele passe a maior parte do tempo dentro da organização". Mas ela lembra: "cabe a este colaborador entender que este benefício não poderá prejudicar a empresa", reforça.

Se jogando no happy hour
Segundo Dino, é preciso limites para não confundir a postura particular com profissional. "No happy hour, há uma quebra no limite da intimidade, mas você deve se lembrar que ainda está no ambiente profissional, mas em um momento de lazer", reforça. Para não se envolver em fofocas ou dizer algo que não devia e só se lembrar no dia seguinte, o consultor indica: "se o nível baixar muito, o melhor que se tem a fazer é dar um 'boa noite' geral e ir embora".

E-mails carregados de erros
A pressa muitas vezes faz com que até mesmo uma simples revisão de e-mail seja adiada. Mas os chefes estão de olho, segundo Dino, e a prática pode refletir falta de atenção ou até mesmo de cultura. "Dá a ideia de que a pessoa é desleixada. Além disso, o funcionário tem que pensar que este e-mail pode ser encaminhado para outras pessoas, comprometendo ainda mais a sua imagem", reforça.

Bagunça na mesa de trabalho
Cada pessoa tem um jeito de se "achar" na sua própria bagunça: enquanto alguns são mais metódicos, outros se organizam em meio ao caos. No entanto, é preciso saber o quanto isso impacta na imagem. "A organização do local de trabalho tem a ver também com organização mental", indica o consultor Dino. Na opinião de Viviane, a situação passa dos limites quando a falta de organização atrapalha a agilidade e o desenvolvimento do trabalho. "A partir daí, passa a chamar a atenção de maneira negativa", ressalta.

Modo de se vestir
Segundo Viviane, essa questão varia de acordo com a empresa. "Você deve se vestir como a maioria dos outros funcionários, respeitando os padrões adotados mesmo que informalmente. Sua roupa não deve ser o centro das atenções. Uma decisão errada sobre a maneira de se vestir começará a atrapalhar quando começarem a falar mais da sua roupa do que do seu trabalho", avalia.

Excesso de faltas
É compreensível que existe vida além do trabalho, logo, pressupõem-se que imprevistos vão ocorrer e o funcionário terá que se ausentar excepcionalmente. Mas quando a prática vira um hábito, começa um problema. "Demonstra descaso ou ausência de motivação pelo trabalho na empresa. Esse é um sinalizador de que o funcionário quer ser desligado da organização", observa Leyla. Para Viviane, o indicado é conversar sempre com o gestor. "Se a empresa for flexível, há diversas maneiras de conciliar questões pessoais com profissionais. Tentar antecipar as férias, por exemplo, pode ser uma solução para o problema", indica.

Reclamar do chefe com os pares diariamente
Falar mal do chefe é algo muito comum entre colegas de trabalho, mas até que ponto este comportamento pode comprometer o desempenho do funcionário? De acordo com Viviane, as reclamações pontuais são toleráveis, mas o ideal, sempre, é a sinceridade. "A transparência nas relações é fundamental", ressalta.

Terra
  1. Facebook, MSN e outras coisas irresistíveis: segundo os especialistas, gastar horas usando a Internet para uso pessoal é gastar dinheiro da empresa; a dica é saber usar as ferramentas sem ter o trabalho comprometido  Foto: Getty Images

    Facebook, MSN e outras coisas irresistíveis: segundo os especialistas, gastar horas usando a Internet para uso pessoal é gastar dinheiro da empresa; a dica é saber usar as ferramentas sem ter o trabalho comprometido

    Getty Images
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  2. Atrasos em reuniões: este tipo de comportamento pode representar descaso do funcionário com o desempenho da empresa e com os gestores  Foto: Getty Images

    Atrasos em reuniões: este tipo de comportamento pode representar descaso do funcionário com o desempenho da empresa e com os gestores

    Getty Images
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  3. Pedir feedback ao chefe em excesso: saber a opinião do chefe a respeito do seu desempenho é positivo, mas é preciso saber a hora certa de pedir, caso contrário, a prática se torna cansativa  Foto: Getty Images

    Pedir feedback ao chefe em excesso: saber a opinião do chefe a respeito do seu desempenho é positivo, mas é preciso saber a hora certa de pedir, caso contrário, a prática se torna cansativa

    Getty Images
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  4. Esticando a hora de almoço: o comportamento é mal visto também pelos colegas de trabalho, que se sentem prejudicados ou sobrecarregados  Foto: Getty Images

    Esticando a hora de almoço: o comportamento é mal visto também pelos colegas de trabalho, que se sentem prejudicados ou sobrecarregados

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  5. Reclamar de um parceiro de trabalho com o chefe: os especialistas indicam: antes de levar qualquer picuinha ao seu gestor, tente primeiro resolver com seu colega de trabalho; isso evita o desgaste e a saia justa  Foto: Getty Images

    Reclamar de um parceiro de trabalho com o chefe: os especialistas indicam: antes de levar qualquer picuinha ao seu gestor, tente primeiro resolver com seu colega de trabalho; isso evita o desgaste e a saia justa

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  6. Conversinhas no café: o café é um ótimo momento para relaxar e descontrair, no entanto, não deve ser um centro de fofoca, pois a prática pode ser vista com maus olhos  Foto: Getty Images

    Conversinhas no café: o café é um ótimo momento para relaxar e descontrair, no entanto, não deve ser um centro de fofoca, pois a prática pode ser vista com maus olhos

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  7. Fumódromo: os fumantes que sentem necessidade fisiológica de sair para fumar têm esse direito, mas devem cuidar para não se prolongar nestes momentos; os chefes estão de olho  Foto: Getty Images

    Fumódromo: os fumantes que sentem necessidade fisiológica de sair para fumar têm esse direito, mas devem cuidar para não se prolongar nestes momentos; os chefes estão de olho

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  8. Descumprimento de prazos: errar é humano, mas perder o prazo de entrega toda vez que seu chefe pede algo é algo negativo - a confiança no seu trabalho vai diminuindo pouco a pouco  Foto: Getty Images

    Descumprimento de prazos: errar é humano, mas perder o prazo de entrega toda vez que seu chefe pede algo é algo negativo - a confiança no seu trabalho vai diminuindo pouco a pouco

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  9. Impressora, telefone e outros: cada empresa tem uma política com relação ao uso de equipamentos do escritório para uso pessoal, no entanto, o abuso pode ser mal visto pelos chefes  Foto: Getty Images

    Impressora, telefone e outros: cada empresa tem uma política com relação ao uso de equipamentos do escritório para uso pessoal, no entanto, o abuso pode ser mal visto pelos chefes

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  10. Se jogando no happy hour: para não se envolver em fofocas ou dizer algo que não devia e só se lembrar no dia seguinte, é bom saber a hora de dar tchau no happy hour, quando todo mundo já estiver meio alto e o nível começar a baixar  Foto: Getty Images

    Se jogando no happy hour: para não se envolver em fofocas ou dizer algo que não devia e só se lembrar no dia seguinte, é bom saber a hora de dar "tchau" no happy hour, quando todo mundo já estiver meio alto e o nível começar a baixar

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  11. E-mails carregados de erros: a pressa faz com que muitas vezes os e-mails sejam enviados com erros de português ou digitação; a prática pode refletir falta de atenção ou até mesmo de cultura  Foto: Getty Images

    E-mails carregados de erros: a pressa faz com que muitas vezes os e-mails sejam enviados com erros de português ou digitação; a prática pode refletir falta de atenção ou até mesmo de cultura

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  12. Bagunça na mesa de trabalho: os especialistas afirmam que uma mesa muito bagunçada pode refletir a personalidade do funcionário, chamando atenção de maneira negativa  Foto: Getty Images

    Bagunça na mesa de trabalho: os especialistas afirmam que uma mesa muito bagunçada pode refletir a personalidade do funcionário, chamando atenção de maneira negativa

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  13. Modo de se vestir: as roupas escolhidas para ir trabalhar dependem muito da forma como as demais pessoas se vestem no escritório, no entanto, chamar a atenção pela vestimenta definitivamente não é algo positivo aos olhos dos gestores  Foto: Getty Images

    Modo de se vestir: as roupas escolhidas para ir trabalhar dependem muito da forma como as demais pessoas se vestem no escritório, no entanto, chamar a atenção pela vestimenta definitivamente não é algo positivo aos olhos dos gestores

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  14. Excesso de faltas: segundo os especialistas ouvidos, faltar muito no trabalho demonstra descaso ou ausência de motivação pelo trabalho na empresa; trata-se de um sinalizador de que o funcionário quer ser desligado da organização  Foto: Getty Images

    Excesso de faltas: segundo os especialistas ouvidos, faltar muito no trabalho demonstra descaso ou ausência de motivação pelo trabalho na empresa; trata-se de um sinalizador de que o funcionário quer ser desligado da organização

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  15. Reclamar do chefe com os pares diariamente: reclamações pontuais são toleráveis, mas, segundo os especialistas, o ideal é ser direto e franco com o chefe caso algo esteja incomodando, ao invés de ficar centralizando as energias em fofocas  Foto: Getty Images

    Reclamar do chefe com os pares diariamente: reclamações pontuais são toleráveis, mas, segundo os especialistas, o ideal é ser direto e franco com o chefe caso algo esteja incomodando, ao invés de ficar centralizando as energias em fofocas

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