inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Como se transformar em um ecofuncionário

Sustentabilidade, defesa do meio ambiente, aquecimento global e reciclagem são palavras que estão na ordem do dia. E de uns tempos pra cá, parece que ser ecologicamente correto está na moda.

» Chat: tecle sobre o assunto

Para algumas pessoas, a preocupação com o meio-ambiente sempre existiu. E há aquelas que querem praticar cidadania responsável, mas não sabem nem por onde começar.

Uma boa dica é iniciar com pequenas atitutes no local de trabalho. Confira dez ações e torne-se agora um ecofuncionário ideal. Além de dar o bom exemplo, você ajudará sua empresa a diminuir custos. Seu chefe vai adorar.

1. Imprima somente o necessário. Isso economiza papel e também energia elétrica. Se for preciso imprimir, selecione sempre a opção Rascunho (que economiza tinta) e tente usar as folhas frente e verso.

2. Aproveite folhas impressas ou já usadas para fazer blocos de rascunho ou de anotações, usando o verso. Com um pouco de criatividade, eles podem ficar bem interessantes.

3. Adote o uso de papel reciclado. Produzir papel reciclado consome de 70% a 90% menos energia do que o papel comum, além de evitar o corte de novas árvores para produção de mais folhas.

4. Tente desperdiçar menos copos plásticos e, consequentemente, gerar menos lixo, deixando uma garrafinha, copo de vidro ou caneca para beber água ou outros líquidos ao longo do dia.

5. Tente dispensar o uso do ar-condicionado no escritório. Se não for possível, desligue-o uma hora antes do final do expediente. Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que corresponde a quase um mês de economia no final do ano.

6. Incentive sua empresa a implantar programa de reciclagem, caso isso ainda não seja feito. Diversas instituições prestam consultoria sobre o assunto. Crie principalmente um espaço para descartar folhas de papel, que podem ser doadas para empresas de reciclagem.

7. Desligue o computador se for ficar mais de 30 minutos sem usá-lo. Há outras maneiras de economizar energia: regule o brilho da tela e o tempo para o micro entrar no modo de espera. Os monitores de cristal líquido também consomem menos energia.

8. Sempre que possível, troque as reuniões presenciais por conversas ao telefone ou via Internet. Há diversos programas que permitem a participação de diversas pessoas ao mesmo tempo. Além do seu tempo, isso economiza dinheiro e reduz a poluição causada pelo uso de automóveis.

9. Quantas vezes você tentou gravar um CD ou DVD, o processo foi interrompido por algum problema e ele foi descartado? E quantos CDs você tem na gaveta do escritório e não sabe o seu conteúdo? Para salvar arquivos, tente sempre fazer uso de pen drives ou mandar os arquivos por e-mail. Um CD leva cerca de 450 anos para ser decomposto. Se for preciso, prefira os CDs e DVDs regraváveis.

10. Assim como na sua casa, apague as luzes de ambientes que não estão em uso: banheiros, depósitos, salas de reunião não precisam ficar com as luzes acesas o tempo inteiro.
Redação Terra