inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Conheça uma maneira diferente de fazer
ginástica laboral

Os movimentos da ginástica laboral oriental equilibram corpo e mente. Foto: Marcelo Pereira/Terra

Os movimentos da ginástica laboral oriental equilibram corpo e mente
Foto: Marcelo Pereira/Terra

Tendinite, dor nas costas, cansaço. Não é necessário dizer que trabalhar o dia inteiro sentada em frente a um computador faz mal à saúde. A solução para isso é simples (e já adotada em muitas empresas): tirar 15 minutos de intervalo para fazer alguns exercícios - a chamada ginástica laboral.

» Exercício do ganso
» Exercício da garça
» Chat: tecle sobre o assunto

Melhor ainda se for uma ginástica que promete resolver, além dos problemas físicos, os psicológicos, como estresse, nervosismo, falta de atenção e alterações de humor. Chamada de ginástica laboral oriental, a técnica pouco conhecida é da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental (SBTCC).

"O trabalho da ginástica laboral oriental abrange a pessoa por completo. Envolve movimento, postura, respiração, visualização de imagens", diz Maria Ângela Soci, presidente da STBCC.

Os movimentos imitam animais e são baseados em exercícios da Medicina Tradicional Chinesa, do Tai Chi Chuan Yang Tradicional, do Chi Kung (exercícios terapêuticos) e do Pa Tuan Chin (oito exercícios preciosos).

Para quem quer conhecer, Maria Ângela ensina o passo-a-passo de dois dos mais completos exercícios da técnica, o exercício da garça e o vôo do ganso. Ela lembra que os movimentos devem ser repetidos várias vezes e é importante se concentrar na respiração: inspirar o ar nos movimentos expansivos e soltar o ar nos movimentos de recolhimento.

Serviço:
Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental
Cursos (para estudantes ou profissionais de saúde ou humanas)
Email: sbtcc@dialdata.com.br
Redação Terra