0

Bruno e Paloma de 'Amor à Vida' renovam votos; inspire-se

Famosos como David e Victoria Beckham, além de Beyoncé e Jay-Z renovaram votos do casamento; veja como se preparar para o evento

30 jan 2014
08h01
  • separator
  • 0
  • comentários

A cantora Mariah Carey fechou a Disney para renovar os votos depois de cinco anos vivendo com o marido Nick Cannon, em maio do ano passado. David Beckham preparou uma festa surpresa em comemoração aos sete anos de casamento para Victoria Beckham. Rodrigo Faro perdeu a aliança e decidiu se casar de novo depois de dez anos de união com Vera Viel. Na próxima sexta-feira (31), será a vez dos personagens Paloma (Paola de Oliveira) e Bruno (Malvino Salvador) renovarem o enlace e fecharem o último capítulo da novela Amor à Vida como manda o figurino: com uma bela festa de casamento.

Não só na rotina luxuosa dos famosos ou nas telenovelas a renovação de votos tem ganhado fãs. O desejo de comemorar o sucesso do casamento e dividir com amigos e familiares as conquistas de uma vida juntos, são alguns dos motivos que levam os casais a subirem de novo ao altar.

<p>30 anos depois: Elizabeth e Celso Favale comemoram Bodas de Pérola no Mosteiro São Bento, em São Paulo</p>
30 anos depois: Elizabeth e Celso Favale comemoram Bodas de Pérola no Mosteiro São Bento, em São Paulo
Foto: Arquivo Pessoal

Na vida real
O engenheiro Celso Favale e a advogada aposentada Elizabeth nunca deixaram “passar em branco” a comemoração de cada um dos 32 anos de união. Mas as Bodas de Pérola foram especiais. Eles resumiram 30 anos de casamento em uma festa de renovação de votos praticamente igual ao primeiro dia em que disseram ‘sim’. “Era um sonho fazer essa renovação porque acho que é um ato de comemoração. Foi uma forma de compartilhar com todos a nossa alegria”, disse Elizabeth.

A cerimônia no Mosteiro São Bento e a festa foram presentes do casal de filhos – Vinicius e Jéssica. Eles recriaram o cenário de três décadas anteriores: os padrinhos eram os irmãos dos noivos, agora um pouco mais grisalhos, e os pajens, os sobrinhos do casal, já bem crescidos tanto tempo depois. Algumas presenças importantes faltaram, mas foram substituídas por convidados igualmente ilustres. “Já não tenho mais meus pais, mas entrei na igreja com meu filho. Foi muito emocionante, muito bonito”, comenta Elizabeth.

O evento foi tão especial que ganhou o título de “melhor do que da primeira vez”.  “Na primeira vez, tinha emoção, ilusão, mas agora foi muito mais bonito. Entrar com meu filho na igreja teve uma conotação ainda maior. Estávamos dividindo com todos as nossas maiores realizações, que são nossos filhos, e também essa união de família que procuramos preservar o máximo possível”, comenta a advogada.

Convidados
Comemorar o tempo vivido é o grande objetivo dos casais que decidem fazer festas de renovações de votos, por isso, toda a ansiedade do primeiro casamento fica de lado e dá espaço a eventos menos formais, mais leves e, principalmente, com mais participação das pessoas queridas. Geralmente, os filhos são os os convidados mais importantes destas cerimônias: o filho ao lado da mãe na entrada da igreja e a filha na companhia do pai, ou como pajens e damas de honra, eles ocupam lugares de destaque na comemoração. 

Cerimônia
“Não há um protocolo formal para este tipo de celebração, o ideal é que o casal se sinta realizado e feliz, seja com uma cerimônia descontraída e informal para poucas pessoas ou com uma mais formal em uma igreja seguida de uma recepção para muitos convidados”, explica Tatiana Goldstein, fundadora do portal especializado CasarCasar.

Como a escolha é do casal, não tem regra de quando se deve fazer a renovação, mas em geral, os aniversários de 10 (Bodas de Estanho), 25 (Bodas de Prata), 30 (Bodas de Pérola) e 50 (Bodas de Ouro) anos são os que os casais mais pensam em fazer grandes celebrações.

Esta informalidade permite que o casal escolha a benção de um líder religiosa ou ainda opte por algum celebrante, que pode ser um amigo ou membro da família.

<p>Eles optaram pela celebração e festa do modelo mais clássico e com tudo a que tinham direito</p>
Eles optaram pela celebração e festa do modelo mais clássico e com tudo a que tinham direito
Foto: Arquivo Pessoal

Comemorações temáticas também ganham cada dia mais espaço. Vinicius Favale, diretor comercial da Múltipla Eventos, comenta que já recriou um cassino inspirado em Las Vegas - desde o convite até à decoração e com direito a show de um cover do Elvis Presley - para comemorar uma Bodas de Prata.

Alianças
Mesmo com a liberdade que este tipo de cerimônia permite, um velho ritual não pode ser esquecido: as alianças. O maior símbolo do casamento merece edição especial em um momento como este, por isso encomendar novas peças é importante para marcar o momento. “Vale colocar uma nova aliança e, para isso, a primeira não precisa ser retirada. Nisso consiste a renovação em si”, explica o organizador de eventos.

Vestido 
Assim como toda a festa, o vestido também não tem regras ou tradição e a escolha fica por conta dos sonhos que a noiva quer realizar, mas é sempre bom ter em mente que é preciso estar de acordo com a idade e com o corpo para não cometer exageros. "Acho que o vestido escolhido para renovação de votos precisa ser mais sequinho, nada de saias muito rodadas, não é um vestido de noiva", explica a estilista especializada em vestidos de noivas Carol Hungria.

Quanto à cor, o branco estará sempre em alta. Mas, para quem já apostou na tonalidade na primeira vez e quer arriscar, há uma infinidade de opções: off white, marfim, pérola, nude, rosa seco, tons de prata claro ou verde menta e até um azul água pode cair muito bem. Vale lembrar que vestido dourado nas Bodas de Ouro não é obrigatório, mas talvez seja um dos poucos rituais criados para a renovação de votos. "Acho legal a cliente que faz bodas de prata querer usar um vestido na mesma tonalidade das suas bodas, acho tradicional", afirma Carol.

Presentes e lua de mel
Chá de panela e lista de presentes podem passar longe dos pacotes de cerimônias de renovações de votos. Como o casal já tem a casa pronta, não faz muito sentido pedir jogos de panela, a não ser que este seja o desejo dos noivos. “O que se costuma fazer é uma lista de presentes para doações ou juntar cotas para uma segunda lua de mel”, explica Tatiana Goldstein.

Ajuda tecnológica
Organizar um evento deste tamanho dá trabalho, mas além da ajuda de empresas especializadas, alguns aplicativos também facilitam a vida do casal. O Eventioz, por exemplo, permite que se convide as pessoas via Facebook e ainda organiza as movimentações em dinheiro para quem decidir criar fundos para presentes.

Já o Prezi permite criar álbum de fotos e lista de vídeos para serem exibidos durante a festa ou disponibilizados via internet. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/aliancas-casamento/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/aliancas-casamento/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade