PUBLICIDADE

Mofou após as férias? Recupere roupas com lavagem adequada

Vinagre de vinho branco ajuda a tirar o cheiro e as manchas de mofo das peças

14 jan 2015 - 14h00
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Aproveitou a viagem de férias e, ao chegar a casa, notou mofo nas roupas que ficaram nos armários e até nas que estavam na mala? “O mofo é a combinação de umidade com calor, então, é muito comum que toalhas de banho, roupa de praia e outras peças que são usadas em contato com a água mofem”, disse Denice Conrad, diretora industrial da rede Restaura Jeans. “Não é apenas um problema estético, também é causador de uma gama de doenças respiratórias e de pele, sendo necessário evitá-lo completamente”, alertou.

Siga Terra Estilo no Twitter

Se notou mau cheiro e manchas nas peças, saiba que é possível recuperá-las, desde o mofo não tenha danificado o tecido. “Como as bactérias que causam o bolor se alimentam do tecido, ele pode estar danificado, puído e até mesmo furado, dependendo do tempo em que a peça foi atacada”, explicou Denice.

O que fazer 

Se a roupa apenas ficou cheirando a mofo, sem manchas, pode ser lavada normalmente, com sabão líquido de sua preferência. “Persistindo o cheiro, é importante lavar novamente e usar 200 ml de vinagre de vinho branco dissolvidos em 2 litros de água no último enxágue. Pode-se deixar até a peça de molho nessa mistura por 20 minutos. Essa substância serve para todos os tipos de roupa”, ensinou Denice. 

Caso haja manchas recentes e sem sinais de tecido corroído, pode-se misturar 50 ml de vinagre de vinho branco com 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e aplicar sobre a mancha, deixando agir (sempre à sombra) por 20 minutos, como ensinou Denice. Esse processo pode precisar de mais de uma aplicação.

A profissional alerta que, se houver manchas profundas, é melhor levar a roupa a uma lavanderia, porque é possível avaliá-la melhor e indicar o processo de limpeza adequado. “Se você esperar muito, perderá a peça pela corrosão e pigmentação do mofo sobre o tecido”, alertou.

Quando o assunto são paredes mofadas, passar água sanitária é uma boa opção. Lembre-se que as tintas antimofo ajudam a prevenir o problema.

O que não fazer 

De maneira caseira, o que mais combate o mofo é a água sanitária, mas cuidado! “Ela desbota roupas coloridas e amarela as brancas, sendo pouco usada”, disse Denice. Melhor também esquecer a ideia de apostar no limão. “É comum as pessoas aplicarem limão e sal diretamente sobre manchas e colocar a peça ao sol. Isso pode causar o desbotamento da peça e até rasgá-la, dependendo do tecido”, comentou a profissional.

Outro erro é tentar remover as manchas do couro. “Por ser um produto de origem animal (a pele), ele respira constantemente. É o que chamamos de tecido vivo. As bactérias do mofo adoram couro e não é possível lavá-lo em casa. Sendo essa peça atingida, é imprescindível que ela seja levada aos cuidados profissionais para recuperação”, alertou.

Prevenção 

Prevenir é sempre melhor que remediar. Portanto, fique atento às recomendações. A primeira delas é somente guardar roupas lavadas. “Mesmo que você tenha usado um vestido de festa por poucas horas, ele recebeu suor, desodorante, perfume, fragmentos de comida, fumaça da poluição, respingos de bebida. Mesmo que imperceptíveis aos olhos, esses elementos atraem as bactérias que formam o bolor”, explicou Denice.  

Sempre que a peça voltar da lavanderia, retire do saco plástico, pois eles as abafam e propiciam umidades. Outras dicas da 5àsec são deixar todas as portas do guarda-roupa abertas uma vez por semana. Cortinas e roupas de cama, mesa e banho precisam ser lavadas constantemente. “Também podem ser enxaguadas no vinagre caso as manchas já tenham sido removidas”, comentou Denice.

É preciso deixar os ambientes sempre bem arejados, limpos e secos. Também existem eliminadores de umidade para serem colocados dentro do guarda-roupa. “Outra boa ideia é fazer sachês com giz escolar e distribuí-los pelo guarda-roupa, já que o giz combate a umidade”, ensinou Denice.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade