PUBLICIDADE

Menos de 2% das mães se preocupam se parceiro é rico

Papel dos homens mudou na última geração: ¼ das mulheres prefere "novo homem", mais participativo na criação dos filhos

16 jun 2015 - 19h49
(atualizado às 19h50)
Compartilhar
Exibir comentários

A ideia de homens trabalhando muitas horas para sustentar a família parece ser coisa do passado. De acordo com pesquisa do site Netmums, do Reino Unido, as mulheres querem parceiros mais participativos na criação dos filhos. O levantamento com 1.075 mães e pais mostrou que a maioria das famílias (88%) concorda que o papel dos homens mudou rapidamente ao longo da última geração. Um quarto das mulheres disse que prefere esse “novo homem”, enquanto um terço deles acha que precisam se tornar mais sensíveis e assumir esse papel.

Na opinião das mães, ser um modelo e mostrar como um bom homem age e dar orientação moral são as duas principais qualidades de um pai. Ser o chefe da família ficou apenas em oitavo lugar na votação, atrás de brincar com as crianças, manter a família segura, mostrar o valor do trabalho duro, ajudar os pequenos com passatempos e ensinar boas maneiras. Os tradicionais cuidados com a casa e jardim ficaram em 15° lugar, depois de ajudar com a lição de casa, limpar a casa, cozinhar, levar as crianças para atividades, pesquisar preços e fazer compras.

Siga Terra Estilo no Twitter 

Apesar disso, nove em 10 pais se sentem sob pressão para sustentar a casa com um bom salário, enquanto apenas 1,5% das mulheres estão preocupadas com o parceiro ser rico ou subir na carreira. Quando se trata de tarefas domésticas, os casais estão em sincronia, com 47% dos pais sentindo que deveriam fazer mais e mais da metade das mães desejando a ajuda deles.

Os resultados mostram que, apesar de mães e pais serem vistos como iguais em mais de metade (57%) das famílias, a palavra final costuma ser da mãe em 43% dos lares em comparação com apenas 16% das famílias que esperam a opinião final dos pais.

Em uma semana, os homens passam, em média, 10 horas cuidando e brincando com os filhos, quatro horas cozinhando e arrumando a casa, três horas levando os filhos para suas atividades. Gastam ainda duas horas com compras e tarefas da casa e uma hora ajudando as crianças a tomar banho e fazer lição de casa. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade