inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Olá, retrossexual! Adeus, metrossexual!!!

Russel Crowe é um exemplo de retrossexual: aparência rude, de canalha, com toques primitivos. Foto: EFE

Russel Crowe é um exemplo de retrossexual: aparência rude, de canalha, com toques primitivos
Foto: EFE

No fim de 2003, Mark Simpson usou pela primeira vez o termo "retrossexual", com a intenção de definir o homem que gosta de ser macho e de realçar seu lado masculino, e de marcar uma oposição ao conceito "metrossexual", que anos antes foi cunhado para definir o homem preocupado com as últimas tendências da moda, com o seu corpo e com tratamentos de beleza.

» Fotos: retrossexuais famosos

O termo "metrossexual", que surgiu em 1996 e vai além do simples narcisismo, é usado para se fazer referência a todo indivíduo que "está perdendo a vergonha de ser vaidoso, de cuidar da aparência".

O que é ser um retrossexual?
A palavra "retrossexual" é um anglicismo utilizado para definir um homem com pouco senso estético, que não gasta nem tempo nem dinheiro cuidando da aparência e do seu estilo.

Os atores Benicio del Toro, Javier Barden, Matthew McConaughey, Russell Crowe, Sean Pean e o veterano Clint Eastwood se encaixam perfeitamente neste mais novo rótulo masculino, que chega para negar a turma "metrossexual", encabeçada pelo jogador de futebol David Beckham e à qual se somaram os cantores Enrique Iglesias e Ricky Martin.

O "retrossexual" possui uma aparência rude, de canalha, com toques primitivos, além de um sorriso angelical. Ele se sente orgulhoso de não ir à academia malhar e de não utilizar cremes cosméticos e loção pós-barba. No seu banheiro, basta água e sabonete. E sua curiosidade pelas últimas tendências da moda é nula.

Em seu armário existem peças funcionais, como impecáveis ternos, blusas sociais, gravatas, jeans e camisas. Há também sapatos de cadarço e tênis esportivos. Cinto é o único assessório que os "retrossexuais" se permitem usar.

O homem "retrossexual" resgata o terno, sempre bem cortado e em tons escuros, como peça insubstituível para o trabalho e para eventos sociais.

Por outro lado, ele substituiu as revistas de moda pelas de carro e os catálogos de cosméticos pelos jornais esportivos. Além disso, são amantes dos coquetéis e das bebidas fortes.

Simpson, de 39 anos, explicou que "este novo conceito define um homem feliz por sê-lo". Geralmente, são homens com dinheiro, que vivem numa metrópole ou no campo, têm um alfaiate por toda a vida, adoram jogar bola, discutir política e praticar esportes ao ar livre.

Se o termo "metrossexual" não tinha nenhuma relação com sexo ou o tamanho do pênis, a palavra "retrossexual", em alguns contextos, também serve para definir o homem que está algum tempo sem praticar sexo.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.