inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Dê cara nova aos móveis com a pátina

A pátina é uma técnica de decoração que sobrepõe tintas . Foto: Terra

A pátina é uma técnica de decoração que sobrepõe tintas
Foto: Terra

A pátina, técnica de decoração que sobrepõe tintas com a intenção de criar efeitos na madeira, é uma ótima opção para quem quer dar cara nova a ambientes da casa sem gastar uma fortuna. Dá para salvar móveis velhos, manchados ou que simplesmente estão pesados demais em qualquer tipo de madeira.

Confira o passo-a-passo

Não precisa ser um expert da arquitetura ou do artesanato para conseguir efeitos lindíssimos. Tinta látex, sempre em duas cores, trincha, lixa e criatividade para conseguir efeitos.

Tudo começa com o lixamento da peça para nivelar a madeira. "Algumas peças ficam muito deterioradas e podem ser recuperadas com massa corrida. Cubra as imperfeições e espere secar. Lixe e mãos à obra", diz a artesã do ateliê Studio das Artes, Inês Leocadio.

Em seguida, aplique a primeira mão da tinta que será a base. Depois de esperar alguns minutos para a secagem, uma segunda mão vai garantir um trabalho mais perfeito. "O tempo de secagem depende do clima, mas vale fazer o teste com as mãos", diz.

Escolha a tinta que fará a cobertura e aplique uma camada generosa. Não espere secar e remova o excesso com o pincel especial para pátina (cerdas largas e irregulares). Deixe secar, aplique verniz e curta a nova decoração. Para deixar a pátina ainda mais fácil e encorajar quem simpatizou com a técnica, vale conferir a galeria de fotos com o passo-a-passo feito pela artesã.

Redação Terra