inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Aprenda a cultivar bonsais

Paciência é o segredo para cultivar bonsais. Foto: Terra

Paciência é o segredo para cultivar bonsais
Foto: Terra

Passeando pelas alamedas de seixos do jardim da loja de bonsais, você se sente um gigante. É uma variedade de olmos, fícus, pinheiros, juníperos, primaveras, laranjeiras... em miniatura, isto é, árvores normais que não crescem mais que 1,20m por falta de espaço para expansão de suas raízes. Frutos e flores nascem no mesmo tamanho que a árvore plantada no chão o que, muitas vezes, levam a uma deformação do bonsai. Independente da planta escolhida, não há como não se encantar com as arvorezinhas.

Aprenda a fazer bonsais
Bonsais para todos os gostos

A paciência é o segredo para cultivá-las. Para se chegar a um bonsai finalizado, passa-se por três etapas. Primeiro, as mudas são selecionadas e preparadas, com um trabalho no caule e nas folhas, para ir para o jarro. "Uma muda de bonsai, se for plantada no chão, não terá uma forma agradável", explica Juliana Okuda, da Bonsais Okuda, loja especializada em São Paulo.

Depois, ela vira um pré-bonsai. Para isso, a muda será podada, retirando os galhos em excesso, atada com arames para modificar a forma do tronco e transplantada para um jarro, onde ficará por, no mínimo, quatro meses.

É aqui que entra a parte da paciência. Durante esse processo de acomodação do caule, podem acontecer alguns "acidentes", como, por exemplo, o tronco partir. Nesse caso, você poderá usar um selante apropriado para colá-lo e impedir uma infecção. Outro problema é você tirar o arame antes da hora, sem que a planta esteja na posição desejada - você terá que recolocá-lo. Importante lembrar que, uma vez escolhida a posição final, nada de ficar mexendo. Controle a ansiedade e espere. Até se tornar um bonsai pronto, pode (e certamente, vai) levar anos.

Após o desenvolvimento de tronco e galhos na posição desejada, muita água, muito sol e muito vento, o arame é retirado e eis o bonsai pronto.

Os preços variam. Um bonsai pronto custa, em média, a partir de R$ 30. Mas se você quer "brincar" de fazer o seu, pode comprar uma muda por R$ 5 e pôr-se ao trabalho.

Redação Terra