inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

A decoração quente de Bali

Objetos exóticos típicos da Indonésia. Foto: Reinaldo Marques/Terra

Objetos exóticos típicos da Indonésia
Foto: Reinaldo Marques/Terra

Rústico, quente e aconchegante. Se essas palavrinhas te chamaram a atenção, você pode ser uma potencial consumidora da decoração balinesa. Mas para começar a se aventurar nesse mundo, coloque uma coisa na cabeça: apesar de serem exóticas e orientais, as referências hindu, chinesa e japonesa pouco têm a ver com a de Bali.

Veja as fotos

"A mistura pode ocorrer, mas tem que ser feita com muito cuidado para não resultar em uma salada de frutas", adverte a arquiteta Esther Giobbi, que expôs neste mês em São Paulo um ambiente todo inspirado na cidade indonésia.

A decoração destaca artesanato, móveis de madeira e materiais naturais como bambu, algodão e palha. Na mostra de Esther Giobbi, tecidos rústicos e peças grandes foram escolhidos para criar ambientes confortáveis e realçar a beleza do espaço.

O estilo está em alta no Brasil. De acordo com Maria Alice Miller, da M4 Interiores, essas referências são procuradas, principalmente, pelas classes mais altas. "O preço costuma ser salgado, mas é possível dar um toque exótico em casa por meio de um adorno ou um móvel", diz. Para Esther Giobbi, as pessoas que buscam esse tipo de decoração ainda mantém um mesmo perfil: geralmente viajam bastante, são mais jovens e ligadas ao corpo e ao bem-estar.

Redação Terra