inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Dúvidas sobre limpeza e curiosidades

Feita de pluma e algodão, a almofada de tartaruga ganhou uma camada de tinta acrílica. Não tenha medo de descontrair a decoração do seu quarto. Foto: Rogério Lorenzoni/Terra

Feita de pluma e algodão, a almofada de tartaruga ganhou uma camada de tinta acrílica. Não tenha medo de descontrair a decoração do seu quarto
Foto: Rogério Lorenzoni/Terra

Você sabia que o tacho de cobre libera um veneno? E que tal saber qual a melhor limpeza de artigos feito em palha? A designer de interiores Maria Alice Miller e o coordenador de artesanato do Sebrae-SP Roberto Mauro dos Santos esclarecem algumas das dúvidas mais comuns.

  • Como limpar artigos feitos em palha?
    Nenhuma fibra resiste à umidade. O ideal é limpar com pano seco ou passar uma escova para tirar o pó.

  • Como limpar um tapete de sisal?
    Algumas pessoas insistem em passar a vassoura. Se você é uma delas, saiba que isso acaba com o tapete. Para mantê-lo sempre com cara de novo, basta uma aspiração periódica (uma vez por semana) em todas as direções. No caso de cair alguma coisa, limpe o local imediatamente com papel absorvente, mas sem esfregar. Se você preferir, limpe-o com um pouco de água com sabão neutro, sem encharcar, secando com um pano seco.

  • Posso cozinhar em uma panela de barro?
    Depende. Algumas são decorativas, mas em outras pode-se cozinhar normalmente. Antes do alumínio, eram essas as panelas utilizadas na cozinha. No entanto, deve-se ter o mesmo cuidado em relação à limpeza que se tem uma panela de tefal. Em outras palavras: limpe-a com jornal e pó de café usado, e as panelas esmaltadas com álcool.

  • Cuidados com o tacho de cobre
    Os tachos de cobre são aquelas panelas bastante utilizadas para se fazer doces, só que há um detalhe que pouca gente sabe. O cobre libera um veneno chamado azinhavre, que é liberado quando o cobre é exposto à ação do oxigênio e da umidade. A dica é redobrar a limpeza, que deve ser feita com limão.

  • Posso decorar meu banheiro com peças feitas em barro?
    A umidade danifica a peça, desfazendo-a aos poucos. No banheiro é recomendável não ter, mas se quiser enfeitar seu lavabo, sinal verde.
  • Redação Terra