inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Patchwork: deixe sua casa mais charmosa

De retalho em retalho, você pode fazer jogos americanos, tapetes, cortinas, almofadas e até colchas. Foto: Terra

De retalho em retalho, você pode fazer jogos americanos, tapetes, cortinas, almofadas e até colchas
Foto: Terra

Você sabe o que é patchwork? Se não sabe, a gente explica: patchwork é arte de emendar retalhos. A técnica, que faz muito sucesso na moda, pode ser utilizada também na sua casa, como boa opção para quem não quer gastar muito dinheiro com decoração. Basta usar a criatividade!

Veja o passo-a-passo

De retalho em retalho, você pode fazer jogos americanos, tapetes, cortinas, almofadas e até colchas. A decoradora e pedagoga Vera Carvalho, do Senac de São Paulo, ensina a técnica. No passo-a-passo, ela mostra como fazer um descanso de panelas, mas a técnica é a mesma caso você queira ir além e produzir uns dos artigos citados acima.

A primeira dica é escolher retalhos de um mesmo tipo de tecido, de preferência de algodão. Tecidos distintos se desgastam de formas diferentes, o que pode comprometer o artigo produzido.

Para começar, anote os materiais necessários: régua de corte especial para patchwork, retalhos, tesoura, cortador circular, forro (para alcochoar a peça), placa de corte, estilete circular, alfinetes e desmanchador de costura, caso você precise reparar uma costura errada. Depois de reunir todo o material, clique ao lado para conferir, em imagens, o passo-a-passo do patchwork.

Redação Terra