inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Rendas e brilhos predominam também na moda casa

02 de março de 2010 12h32

Renda aparece como forte proposta e junto com brilho leva sofisticação para a decoração. Foto: Divulgação

Renda aparece como forte proposta e junto com brilho leva sofisticação para a decoração
Foto: Divulgação

Michelle Achkar

A moda para casa cada vez mais acompanha as propostas das passarelas. Enquanto se vêem roupas com efeitos inspirados em rendas nos desfiles realizados no Brasil, Nova York, Londres e Milão, objetos e utensílios também ganham recortes vazados. Ao lado da renda, o brilho aparece como forte proposta e leva sofisticação e certo ar retrô para a decoração.

» Veja mais fotos
» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

Os dois temas apareceram bastante entre os lançamentos das principais feiras do setor, a 20º Abup Show, 16º Craft Design e 17º Paralela Gift, que aconteceram essa semana, em SP. ¿Não vejo um único caminho, mas sim a força do trabalho autoral. O público mudou, tem coragem de apostar no seu gosto, e não apenas em ser moderno, se a moda pedisse assim. Pode usar o que quiser¿, disse a designer gráfica e consultora Marisa Ota, organizadora da feira de design Paralela Gift. Confira alguns lançamentos das feiras: Luminárias

O efeito rendado é um dos carros-chefe da paulistana Art Maison, expositora da Abup, que produz luminárias de tecido laminado com recortes a laser. Flores, formas geométricas e outros temas, esculpidos com precisão, são desenvolvidas pela empresa há quatro anos, segundo a proprietária Monica Kanda

Cúpulas
Cúpulas rendadas também estão entre os principais lançamentos da Modali Design, de São Paulo, que destaca os abajur e as esculturas como as novidades desta edição da Abup. "Prata e dourado são tendência. Fizemos um pré-lançamento na última edição da feira, em agosto, e foi um sucesso", disse a gerente de vendas Gabriella Garido.

Adesivos
Adesivos em forma de flores aplicados em superfícies transparentes dão efeito rendado a portas-bolo, bandejas da Designer Gabi, de Jundiaí, interior de São Paulo. As flores são pretas ou transparentes. "Os adesivos são fixados nas peças e vão ao forno para ganhar aderência", afirmou a gerente de vendas Raquel Gregor, presente na Abup.

Porcelanas
O artista plástico chileno, naturalizado espanhol, Enrique Rodriguez, criou quatro linhas para a Oxford Porcelanas, expositora da Abup. Rodriguez transportou referências do seu trabalho para pratos, pires e xícaras com desenhos inspirados em óperas traduzidas em desenhos de efeito gráfico. Entre elas, está a Coup Silver Moon, no tom prata.

Transparentes
"Gosto muito do floral, o que dá esse efeito renda. É uma aposta, acho bacana", disse a designer Valeria Bdayoui, da Pendular, expondo pela segunda vez na Craft Design. A artista imprimiu o efeito nas versões transparente (que dá o efeito jateado em copos), preto e branco e colorido.

Natureza
Flores, folhas, pássaros fazem parte do repertório do designer Cristiano Marzola, da mineira Reginez, com sede em Uberaba, que destaca móveis e objetos feitos com pinus de reflorestamento. "A natureza está mais em voga ainda", disse.

Delicadeza e força
"Existe uma tendência de renda", disse a designer Karin Reiter, que lançou coleção batizada de Rendas na Craft Design. O tema foi trabalhado em peças grandes e pesadas, com acabamento rústico e efeito escurecido. "A renda remete à feminilidade, à sensibilidade e pensei em contrapor delicadeza e força".

Acrílico
A casa da vovó foi a base da criação da coleção Rendas, do Studio Dupla, do artista plástico Lúcio Carvalho e do empresário Tucca Corazza, expositor da Paralela. O acrílico foi usado no lugar dos tecidos e aparece como toalha de mesa, tampo de caixas, bandejas.

"Empresas que têm foco na moda estão usando renda, mas eu acredito em peças atemporais", disse a designer Áurea Sacilotto, que apresentou coleção de joias inspirada nas obras do artista plástico Antonio Lizárraga durante a Craft Design.

Especial para Terra