inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Bebês que não engatinham aos nove meses podem ter problemas de aprendizado

21 de fevereiro de 2010 10h17

A incapacidade de engatinhar aos nove meses estaria ligada a problemas futuros de aprendizado. Foto: Getty Images

A incapacidade de engatinhar aos nove meses estaria ligada a problemas futuros de aprendizado
Foto: Getty Images

Patricia Zwipp

Cada nova habilidade que os bebês colocam em prática é motivo para comemoração dos pais. E atrasos nessas descobertas podem significar dificuldades na escola anos depois, de acordo com um estudo do Instituto de Educação da Universidade de Londres, na Inglaterra. A incapacidade de engatinhar ou de sentar-se aos nove meses estaria ligada a problemas futuros de aprendizado e comportamento.

» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Os pesquisadores acompanharam 15 mil crianças durante os cinco primeiros anos de vida. Realizaram ainda uma série de testes simples com pequenos de nove meses para verificar suas habilidades motoras e concluíram que atrasos nesse quesito afetaram cerca de 10% deles, que tiveram aumento significativo do risco de ficar para trás na escola aos cinco anos e de demonstrar comportamento antissocial.

Ingrid Schoon, líder do estudo, disse que a garotada se desenvolve em ritmos diferentes e pode ou não superar o atraso nos progressos motores. "Se os pais estão preocupados, devem procurar um médico", disse ao site Science Daily.

Os testes apontaram que 96% dos bebês eram capazes de sentar-se sem apoio, 92% de engatinhar, 69% de levantar-se segurando em um apoio, 4% de dar alguns passos, 99% de agarrar um objeto, 95% de passar um brinquedo de uma mão para a outra e 89% de pegar algo usando o dedo indicador e o polegar.

Especial para Terra