inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Veja 6 cuidados para cuidar da região íntima feminina

26 de dezembro de 2009 11h32

No calor, alguns cuidados com a região íntima são imprescindíveis. Foto: Getty Images

No calor, alguns cuidados com a região íntima são imprescindíveis
Foto: Getty Images

As mulheres costumam não relaxar quando o assunto em questão é a beleza. Investem em cremes e tratamentos para deixar a pele, as madeixas e o corpo mais bonitos. No entanto, tendem a não ter tantos cuidados com uma região bastante importante: a íntima.

» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

"Têm de dar mais valor a ela. Além da questão da saúde, os homens prestam mais atenção nela do que nos cabelos, que recebem muitos investimentos", disse o ginecologista Eliano Pellini, chefe do setor de saúde e medicina sexual da Faculdade de Medicina do ABC. Em época de calor, praia e piscina, alguns cuidados são imprescindíveis.

Para evitar problemas, até mesmo na vida sexual, siga seis dicas simples listadas pelo médico:

1) Use sempre sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5). Os sabonetes comuns têm pH alcalino, o que diminui a defesa natural e gera crescimento da quantidade de bactérias.

2) Mantenha a região arejada, porque o abafamento leva à proliferação de bactérias. Isso não significa que deve circular por aí sem calcinha e só de saia. Basta evitar o uso de protetor de calcinha e de roupas muito apertadas. Vale apostar em lingeries confortáveis de algodão no dia a dia. "Quando for namorar, pode usar uma mais sexy, até porque logo vai tirá-la".

3) Os pelos protegem a região. Por isso, nada de apará-los radicalmente. "A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais. Os pelos não podem ser muito curtos, por isso, devem ter dois dedos de altura".

4) Quando for à praia ou relaxar à beira de uma piscina, não permaneça com o biquíni molhado. É importante trocá-lo, já que favorece irritações.

5) Troque o absorvente interno, no máximo, a cada três horas. "Se passar disso, em vez de absorvente, se torna um irritante".

6) Lave as calcinhas com sabonetes próprios. Os convencionais podem promover alergias.
Especial para Terra