inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Conheça engenhocas domésticas para os próximos 90 anos

15 de setembro de 2009 10h22

O aparelho chamado de Renew limpa roupas através de um scanner . Foto: Divulgação

O aparelho chamado de Renew limpa roupas através de um scanner
Foto: Divulgação

Rosana Ferreira

Bolinhas que voam pelo quintal, captam a água da chuva e a deixa prontinha para beber; lavadora de louças que também serve de prateleira; refrigerador que teletransporta alimentos; máquina de lavar roupas que não usa água, e sim íons negativos. Essas engenhocas parecem saídas de um filme de ficção científica, mas são reais. Os projetos foram criados por jovens estudantes de design de várias partes do mundo para o concurso Design Lab 2009, promovido pela Electrolux.

» Veja mais fotos dos projetos
» Chat: tecle sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos
e notícias


O tom futurista do concurso se deve ao tema Design para os Próximos 90 Anos, em homenagem aos 90 anos da marca, que propôs a criação de protótipos inovadores para preparar e armazenar alimentos, lavar roupas e louças pelas próximas nove décadas.

Não pergunte como eles funcionam, onde estão os fios ou como conseguir a tecnologia proposta. São apenas ideias - algumas audaciosas e até surreais - vindas das 900 inscrições de mais de 50 países e que podem servir de referência para novos produtos comerciais, não necessariamente do jeito que foram pensadas inicialmente. Dos projetos recebidos, oito foram selecionados, e o vencedor será anunciado no dia 24 de setembro durante o 100% Design London, maior evento de arquitetura e design de Londres.

Abaixo, confira os modelos finalistas:
- Coccon (Suécia): o utensílio prepara carnes e peixes como a pipoca de micro-ondas. Ou seja, os alimentos geneticamente fabricados "crescem" ao serem aquecidos pela máquina.

- Le Petit Prince (República Tcheca): estufa robótica carrega cápsula de vidro para facilitar a futura exploração de marte.

- Moléculaire (Alemanha): impressora de alimento molecular em 3D. Prepara refeições de maneira tridimensional.

- Naturewash (China): máquina de lavar que não utiliza água, e sim íons negativos para lavar tecidos nanorrevestidos. Em formato horizontal, o consumidor pode deitar ou sentar no aparelho, enquanto ele limpa a sua roupa. As peças também podem ser colocadas esticadas na lavadora.

- Renew (EUA): vaporizador inteligente que limpa roupas através de um scanner infravermelho.

- Teleport Fridge (Tailândia): o refrigerador teletransporta alimentos frescos, eliminando o tempo e a distância que uma pessoa teria de percorrer para comprá-los. O equipamento também teletransporta a comida para compartimentos em suas próprias unidades de refrigeração e congelamento.

- Water Catcher (China): aparelho voador que capta e purifica a água da chuva para beber.

- Bifoliate (Lituânia): máquina de lavar louças dupla que permite ao usuário colocar a louça suja em um compartimento, enquanto o outro serve como uma prateleira para os utensílios limpos.

Especial para Terra