Mulher

 
 

 Grávidas que roncam estão mais propensas a desenvolver diabetes gestional
20 de junho de 2009 10h46

Comentários
 
Na gravidez, o ronco pode ser   um sinal de problemas de saúde. Foto: Getty Images

Na gravidez, o ronco pode ser
um sinal de problemas de saúde
Foto: Getty Images

Ele é recordista de reclamações noturnas. O ronco, além de atrapalhar o sono de quem está ao lado, pode indicar problemas para as grávidas. Cientistas da Faculdade de Medicina Feinberg, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, constataram que as futuras mães que apresentam o problema por, no mínimo, três noites na semana estão mais propensas a desenvolver diabetes gestacional.

» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Para chegar a essa conclusão, o estudo contou com 189 mulheres. O sono das pacientes foi avaliado no momento da inscrição (com seis a 20 semanas de gestação) e no terceiro trimestre. As que roncavam frequentemente tiveram 14,3% de chances de ter diabetes gestacional, enquanto as outras apenas 3,3%.

A pesquisa também mostrou que, conforme a gravidez evolui aumentam os riscos de se tornar uma roncadora. No início da gravidez, 11% das participantes relataram o inconveniente, sendo que o número subiu para 16,5% no terceiro trimestre.

Segundo os cientistas, o ruído noturno indesejado durante a gravidez pode ser desencadeado pelo ganho de peso e edema (acúmulo de líquido), aumentando a resistência das vias aéreas. "Pode ativar o sistema nervoso simpático e a pressão sanguínea sobe à noite. Também pode provocar alterações metabólicas e inflamatórias, o que aumenta o risco de diabetes ou baixa tolerância ao açúcar", disse a líder do estudo, Francesca Facco, ao site Science Daily.

Os bebês de mães com diabetes gestacional estão mais suscetíveis a apresentar tamanho maior que o esperado, o que dificulta o parto, além de baixos níveis de açúcar no sangue, obesidade e síndrome metabólica. Embora a doença materna geralmente desapareça após o parto, as mulheres que a tiveram passam a ter mais possibilidades de desenvolver o diabetes tipo 2.

Os pesquisadores ressaltam há necessidade de novas análises para compreender a associação entre ronco e diabetes. E alertam para a importância de avisar o médico sobre problemas do sono durante a gravidez.
Especial para Terra