inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Técnicas de vitrificação dá toque fashion à roupa

A quantidade de Araldite utilizado determina a intensidade do brilho das estampas. Foto: Reinaldo Marques/Terra

A quantidade de Araldite utilizado determina a intensidade do brilho das estampas
Foto: Reinaldo Marques/Terra

Para dar um toque a mais no visual sem gastar muito, não é preciso nem sair de casa. Com menos de R$ 10 é possível valorizar as estampas daquela camiseta de algodão guardada no fundo do armário.

» Veja o passo-a-passo
da vitrificação

» Aprenda a fazer arranjos
fáceis e charmosos

» Chat: tecle sobre o assunto

Poucas pessoas conhecem a técnica de vitrificação, que consiste em aplicar uma resina no tecido e deixá-lo com aparência de vidro. A artista plástica Vera Isoyama ensina como utilizar o Araldite, material responsável por esse feito, e dá dicas de como desenhar estampas em formato geométrico na roupa.

O preço de cada pote de tinta para tecido custa em torno de R$ 4, mas rendem muitos desenhos. A cola permanente, aplicada na tábua de madeira para fixar a camiseta na hora da pintura, só precisa ser reaplicada em média a cada 10 camisetas.

Vera aconselha o uso de tecidos de algodão para as tintas serem melhor absorvidas. "Se utilizar tecido sintético, é bom fazer um teste antes", explica. "Aplique a tinta em um pedaço da roupa e espere 72 horas. Depois de lavar, se a tinta não sair, então a camiseta pode ser customizada."

Serviço:
Vera Isoyama
www.veraisoyama.com
Redação Terra