inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Veja se você está perdendo sua identidade

A personalidade de cada um deve permanecer bem definida. Foto: Getty Images

A personalidade de cada um deve permanecer bem definida
Foto: Getty Images

Quando se está apaixonada, é comum sentir a necessidade de mergulhar de cabeça do mundo do amado. Você quer conhecer os lugares que ele freqüenta, ouvir as músicas que ele curte, ainda que seja o estilo que até então você detestava. Mas atenção, pois há um limite entre querer compartilhar a vida com o outro e mudar ao ponto de perder sua identidade só para agradá-lo.

» Saiba se vale a pena largar tudo por amor
» Opine: como se adaptar ao seu amado sem se anular?
» Chat: tecle sobre o assunto

Segundo a psicóloga Pamela Verdugo, este tipo de situação é muito típica no início dos relacionamentos. "Isso está ligado com o apego inicial e ocorre para poder gerar um vínculo semelhante ao apego que se tem com os pais ou com as figuras mais importantes dentro de nossa história," explica.

No entanto, com o tempo, surge o sentimento de "diferenciação". Essa fase consiste em entender que há duas pessoas envolvidas em uma mesma relação, e para isso não é necessário que sejam idênticas. É desejável que existam diferenças, gostos distintos.

Por diversos motivos - insegurança ou conflitos ainda não resolvidos - perde-se a identidade ao ponto de você não saber onde começa um e termina o outro. Veja alguns sinais que indicam que essa crise pode estar ocorrendo.

Quem sou?
O primeiro sinal de perda de identidade começa muito antes do relacionamento. Quando se está com outra pessoa é fácil jogar a culpa no parceiro, mas isso só acontece porque você nunca teve claramente definida uma simples questão: quem você é?

Topa tudo
Você se dispõe a fazer tudo o que o parceiro deseja, mesmo que para isso tenha que passar por cima de seus princípios. Isso ocorre porque a relação está envolta por insegurança. Você teme que ele lhe deixe porque simplesmente há coisas que não gosta de fazer.

Autocensura
É absolutamente normal que, mesmo amando, você não concorde com o parceiro. Mas às vezes, o temor pelo abandono é tão grande que deixamos de omitir nossas opiniões para não contrariar o outro.

Sentimentos sufocados
Certifique-se de que você não esteja atuando num jogo onde o que importa é agradar o outro. Lembre-se que para uma união dar certo, seu parceiro precisa saber o que você sente de verdade. Conversas francas formam a base do relacionamento.

Isolamento
Outro sinal de perigo pode ser detectado quando você se priva de atividades sociais com amigos e até mesmo familiares só para agradar ou ficar mais tempo ao lado do amado. Não é saudável fazer nenhum tipo de sacrifício em nome de outra pessoa.

Mudança de visual
Um caso extremo de perda de identidade ocorre quando há mudanças na forma de se vestir para se adaptar aos gostos dele. Não é errado que seu namorado ou marido opine sobre suas roupas, mas não é por isso que você precisa encarar a opinião dele como um mandamento. Se ele te ama, deve ser capaz de te aceitar da forma com você é, e isso inclui suas preferências estéticas.

Mesmos lugares
Se os seus lugares prediletos são os mesmos que os dele, fique atenta. Esta é mais uma indicação que mostra a anulação de seus gostos. Não é ruim compartilhar as preferências com seu amado, mas não esqueça que vocês têm personalidades distintas.

"Nossos" amigos
Você precisa ter um bom relacionamento com o círculo de amizades dele. Mas não se limite a sair apenas com os amigos de seu amado, não se esqueça da sua própria rede de amizade. Isso deve ser feito por uma razão bem simples: se a relação não der certo, você ficará isolada socialmente.

Terra Colombia