inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Aprenda a fazer caixinha decorada

As caixinhas decoradas guardam de bijuterias a fotos pessoais. Foto: Reinaldo Marques/Terra

As caixinhas decoradas guardam de bijuterias a fotos pessoais
Foto: Reinaldo Marques/Terra

Elas servem para guardar bijuterias, remédios, fotos ou ainda objetos de costura. Podem variar de tamanhos bem pequenos aos grandes e pesados. Coloridas ou enfeitadas, as caixinhas pessoais são uma "mão na roda" na hora de organizar a casa ou presentear um amigo.

» Veja foto ampliada
» Veja passo-a-passo da caixinha com contas
» Chat: tecle sobre o assunto

Apesar de serem fáceis e rápidas de fazer, algumas dicas podem ajudar você a não errar na hora de montar sua caixinha. "O resultado final fica melhor se a tinta for aplicada com batidinhas de pincel e não em movimentos retos", explica o artista plástico Marcelo Darghan.

Essa técnica ajuda a evitar os traços marcados, depois que a tinta seca. "Quando se faz movimentos retos, corre-se o risco de fazer traços tortos, deixando a pintura feia", explica Marcelo. Mas se você errou e a textura acabou ficando feia ou grosseira, vai a dica do artista: "é só passar uma lixa fina para alisar o diminuir o efeito e, em seguida, pintar novamente".

Se você optou em misturar cores, cuidado para não começar pelo tom errado. Em uma mistura de amarelo, laranja e vermelho, por exemplo, deve-se sempre começar com o amarelo. "Escurecer o amarelo é mais fácil do que clarear o vermelho. Por isso, é importante que se comece sempre pela cor mais clara", lembra Marcelo.

Serviço:
Marcelo Darghan - artista plástico
www.marcelodarghan.com.br

Terra