inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Aprenda a fazer sabonetes decorados

Fáceis de fazer, os sabonetes são uma opção de decoração. Foto: Reinaldo Marques/Terra

Fáceis de fazer, os sabonetes são uma opção de decoração
Foto: Reinaldo Marques/Terra

Na hora do banho, nada melhor do que se deliciar com produtos que refrescam, perfumam e hidratam a pele. Em diversos formatos, cores e tamanhos, os sabonetes artesanais são fáceis de serem feitos e podem ainda valorizar o visual do banheiro e do lavabo. No entanto, algumas dicas são fundamentais para o preparo dos produtos.

» Faça sabonete especial de palitos
» Faça sabonete na casca do coco natural
» Receita: sabonete barra especial de palitos
» Receita: sabonete na casca do coco natural
» Chat: tecle sobre o assunto

"Usar forno elétrico, por exemplo, é essencial na hora de derreter a glicerina", comenta o designer em glicerina Peter Paiva. Ele explica que derreter a glicerina em banho-maria, no microondas ou mesmo usando fogão à gás faz "desandar" a receita e estraga o produto final. "Quando derretida em banho-maria a glicerina pode absorver parte da água do vapor, por exemplo", diz.

Segundo o designer, a escolha da panela para derreter a base glicerinada é também fundamental. "Deve-se usar sempre uma panela esmaltada", comenta.

O preparo de cada sabonete leva, em média, 20 minutos, mas é preciso de outras 2 horas para que a base glicerinada seque e fique dura. Para as mais apressadas, Peter dá a dica: "uma opção é levar a forma ao congelador por, no máximo, 15 minutos", conta.

Serviço:
Peter Paiva - designer em glicerina
www.peterpaiva.com.br

Terra