inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Confira sugestões para decorar mesas para festas

Além das tradicionais velas, os centros de mesa podem ainda ser substituídos por flores. Foto: Reinaldo Marques/Terra

Além das tradicionais velas, os centros de mesa podem ainda ser substituídos por flores
Foto: Reinaldo Marques/Terra

O ano vai acabando e você já tem toda a imagem da grande noite na cabeça. Família reunida, criançada correndo para lá e para cá, amigos, mesa farta e a casa toda decorada com enfeites natalinos. Mas eis que vem a dúvida crucial: como decorar a casa?

» Foto ampliada
» Veja mais mesas decoradas
» Confira outras dicas para decoração natalina
» Chat: tecle sobre o assunto

"A festa de Natal é uma confraternização em família. O esmero está muito mais na preparação da ceia do que na formalidade do serviço", comenta Edson Coutinho, coordenador de design e tendências da loja de departamentos Tok & Stok. Segundo ele, é fundamental que a casa seja um local confortável para os convidados. "O importante é que o convidado fique à vontade, sem medo de quebrar objetos ou de se sentar no sofá e desarrumar as almofadas", explica.

Outro detalhe importante, e que ajuda a não pesar o bolso nessa época do ano, é a criatividade. "Não é necessário que todas as taças, por exemplo, sejam temáticas ou da mesma cor. Pode-se combiná-las: as de vinho de uma cor, as de champagne outra e as de água de uma outra. Assim, se usa o que já se tem em casa", aconselha o coordenador de ambientação da loja de departamentos Etna, Léo Dutra.

Segundo Dutra, um jogo de guardanapo descartáveis e com temas natalinos é uma aquisição barata e que pode dar o charme na decoração da mesa. "Ou pode-se comprar um jogo americano novo que pode ser reaproveitado durante o ano", salienta.

Para o Natal de 2007, a tendência em cores chega nos tons minerais (cobre, prata e dourado) e nos tradicionais vermelho e verde, que se espalham não só pela mesa de jantar como pelos ambientes da casa. Já para o Ano Novo, o preto, o prata e o cobre são as vedetes juntamente com o branco básico.

Dicas na hora de decorar o ambiente
- Procure decorar vários ambientes da casa, não somente a mesa de jantar;
- Se preciso, retire alguns móveis da sala para que as pessoas tenham espaço;
- Não carregue demais nos enfeites. Uma decoração simples pode ser a melhor escolha;
- Não exagere na quantidade de pratos principais e não se esqueça de separar uma opção para aqueles convidados que não comem carne;
- Não misture muitas cores na decoração. Escolha duas ou três e trabalhe com elas;
- Não se esqueça da árvore de Natal e da guirlanda na porta. Elas são símbolos fundamentais da época;
- O serviço deve ser prático: a ordem da louça na mesa em um serviço americano, por exemplo. Primeiro os pratos, depois os talheres, do contrário o convidado terá que se desdobrar para se servir e segurar garfo e faca ao mesmo tempo.

Serviço:
Edson Coutinho - coordenador de tendências
www.tokstock.com.br

Léo Dutra - coordenador de ambientação
www.etna.com.br

Redação Terra