inclusão de arquivo javascript

Mulher

 
 

Por que os homens têm medo de mulheres poderosas?

Alguns homens se sentem inseguros e desvalorizados ao lado de uma mulher bem sucedida. Foto: Getty Images

Alguns homens se sentem inseguros e desvalorizados ao lado de uma mulher bem sucedida
Foto: Getty Images

Depois de horas de estudo, dedicação integral e de batalhar duro você finalmente consegue uma promoção no trabalho. Sua carreira começa a engrenar e, de repente, você se vê como aquela profissional de sucesso que sempre desejou. Tudo estaria a mil maravilhas se não fosse um porém. Seu relacionamento começa a ir por água abaixo na mesma medida em que as promoções profissionais vêem chegando.

» Veja 10 regras para fazer a relação dar certo
» Saiba lidar com as diferenças de personalidade
» Chat: tecle sobre o assunto

"Com a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho, o homem começa a se sentir em dívida frente a mulheres bem sucedidas. Alguns ainda acreditam que deveriam sustentar a casa sozinhos", comenta a psicóloga Marcia Luiza Trindade Corrêa. Em sua maioria, esses homens são frutos de educações conservadoras que têm na figura masculina o pilar central da família. "Ele não consegue enxergar que o sucesso dela pode auxiliar o casal a ter condições melhores de vida".

Foi o que aconteceu com a jornalista Cláudia*, que namorava há dois anos quando a ascensão profissional começou a desequilibrar o relacionamento. "Por mais que eu o amasse e que estivéssemos fazendo planos, achei injusto ter que optar entre crescer profissionalmente e ele", confessa. No começo, Cláudia ainda se sentia culpada pelas reclamações e pensava em priorizar a relação e deixar a carreira em segundo plano. "Mas depois de uma briga percebi que o problema era com ele, não comigo".

Segundo a terapeuta de casais Tina Zampieri, homens que se consideram a figura central do lar tendem a fugir de mulheres bem sucedidas. "Esse padrão feminino não combina com o modelo que esse homem tem internalizado. Ele acaba, então, correndo atrás de alguém que corresponda as expectativas dele". Ela completa ainda dizendo que quando apenas uma parte cresce, a tendência é o rompimento. "Acontece o divórcio emocional, o casal se desequilibra porque não forma mais um par, as expectativas mudaram", comenta.

Queixas masculinas mais comuns
- Se sente diminuído e inseguro
- Sente vergonha
- Se sente sem valor e em dívida com a mulher
- Sente que a mulher assumiu o papel dele na relação
- Sente que a mulher ficou mais poderosa do que ele
- Em alguns casos, o homem se sente tão diminuído que começa a ter impotência sexual

Dicas para manter o equilíbrio do relacionamento
- Manter um diálogo aberto e saudável
- Mostrar que cada um tem seus valores, suas qualidades
- Entender que o sucesso de um é benéfico para a qualidade de vida do casal

Serviço:
Marcia Luiza Trindade Corrêa - terapeuta de casais
www.psicomarcia.net

Tina Zampieri - terapeuta de casais
tinazamp@terra.com.br

* Nome fictício.

Redação Terra